Piauí é o 4º estado em inquéritos de desvio de recursos, diz PF

Os dados são do delegado Reinaldo Camelo Carvalho, da PF.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado da Polícia Federal Reinaldo Camelo Carvalho, durante palestra no XXXIII Seminário de Formação de Controladores Sociais e Ouvidoria Itinerante, no município de Floriano, afirmou que o Piauí é o quarto estado do Brasil em inquéritos de desvio de recursos públicos, com 603 procedimentos. A corrupção, segundo ele, corrói o dinheiro público e inviabiliza a prestação de serviços essenciais à população, especialmente nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.

O delegado destacou o levantamento realizado pela Controladoria Geral da União em 1 mil municípios do país revelou que 80% deles apresentaram fraudes e outras irregularidades na aplicação de recursos públicos. “A corrupção está em todos os setores da administração pública, com danos irreparáveis à população. Ela atua sobretudo em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, onde o volume de recursos públicos é maior e mais fácil de desviar”, declarou.

Chefe da Delegacia de Repressão à Corrupção e a Crimes Financeiros da Polícia Federal no Piauí (Delecor), Reinaldo Camelo proferiu a palestra de abertura do Seminário do TCE-PI em Floriano, na noite desta quarta-feira (28), sobre Corrupção e Lavagem de Dinheiro. O seminário foi aberto pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e reuniu conselheiros, procuradores do Ministério Público de Contas, prefeitos, vereadores, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, de entidades sindicais e da sociedade civil, conselheiros municipais e cidadãos em geral.

Reinaldo Camelo disse que o Piauí é o quarto estado do Brasil em inquéritos de desvio de recursos públicos, com 603 procedimentos desta natureza em investigação na Polícia Federal. O Estado fica atrás apenas do Maranhão, Bahia e Minas Gerais. Ele não revelou quanto esses inquéritos envolvem em dinheiro público. Em todo o país, são 9.420 inquéritos de desvios de recursos públicos em curso na PF. Para ele, a sociedade precisa participar mais ativamente do combate aos desvios, fraudes e outros crimes de corrupção, ajudando a fiscalizar e denunciando eventuais indícios de irregularidades em licitações, obras e outras realizações da gestão pública.

Para ele, eventos como os seminários do TCE-PI ajudam na consciência cidadã de que o combate à corrupção é responsabilidade de todos. “O TCE-PI é um dos grandes parceiros da Polícia Federal no combate à corrupção no Piauí. O órgão tem um trabalho de levantamento e cruzamento de dados que é de suma importância para subsidiar os inquéritos que conduzimos”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES