Piauí é o 8º estado do país com maior índice de hanseníase, segundo Ministério da Saúde

As menores taxas ficaram com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo

Avalie a matéria:
Foram pesquisadas 164 unidades de saúde de todo o país | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um balanço divulgado nesta terça-feira, 14, pelo Ministério da Saúde indicou que o estado do Piauí é o 8º estado do país com maior incidência de Hanseníase. Mato Grosso (7,69), Tocantins (5,54) e Maranhão (5,22) registraram as maiores incidências da doença, com coeficiente de prevalência acima de três casos para cada 10 mil habitantes.

O estado do Rio Grande do Sul (0,12), Santa Catarina (0,29) e São Paulo (0,34) apresentam as menores taxas de prevalência da doença.

O Brasil identificou 33.303 novos casos da doença em 2012. Os números referentes ao ano passado ainda não foram fechados, mas a estimativa do governo é que eles fiquem entre 30 mil e 33 mil novos casos. Ainda assim, a taxa de prevalência da doença caiu 65% nos últimos dez anos.

De acordo com o balanço, em 2012, o coeficiente de detecção da Hanseníase no Brasil foi 17,17 para cada 100 mil habitantes na população em geral. Entre menores de 15 anos, o índice foi 4,81/100 para cada 100 mil habitantes.

Foram pesquisadas 164 unidades de saúde de todo o país, representando 27% da população brasileira (52,8 milhões de pessoas).

O Ministério da Saúde aponta como principais obstáculos na erradicacão da hanseníase o preconceito, a dificuldade de acesso a postos de saúde de pessoas que vivem em comunidades mais carentes e a falta de preparo de profissionais de saúde para lidar com a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES