Piauí é o 9º estado com mais casos de estupro coletivo no Brasil

Levantamento foi feito pela Secretaria da Mulher da Câmara

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um levantamento realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados constatou que no Piauí, entre os anos de 2015 e 2017, aconteceram 20 casos de estupros coletivos. O índice piauiense é o 9º entre os 26 estados e o Distrito Federal. 

Como não há um cadastro nacional sobre este tipo de crime, os dados foram compilados a partir de notícias publicadas nos meios de comunicação dos estados. O estado campeão foi São Paulo, com 34 matérias denunciando o crime; seguido da Bahia, com 32 casos e de Pernambuco, com 29.

O número de casos registrados no Piauí é maior que o de estados como o Rio de Janeiro, Pará e o Rio Grande do Norte, onde a criminalidade é tradicionalmente maior. 

A coordenadora da bancada feminina na Casa, deputada Soraya Santos (PMDB-RJ), ressalta que devem existir muito mais crimes desse tipo do que os relatados pelos jornais, que costumam se basear em casos denunciados à Polícia.

"Fizemos um estudo só com matérias veiculadas em jornal, o que chama muito atenção, porque você sabe que os números estão muito abaixo dos dados oficiais", disse. 

Tramita na Câmara Federal um projeto de lei que visa aumentar a pena para este tipo de crime, que atualmente, tem pena de reclusão de 6 a 10 anos para o crime de estupro, sem a previsão de agravante em casos de estupros coletivos. 

Com a proposta, a pena mínima vai para 8 anos e a máxima para 16 anos e 8 meses quando mais de uma pessoa cometer o crime.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES