Programa Incrível traz entrevista com Niède Guidon e mostra Parque Serra da Capivara

Hoje, a partir das 23h, o programa Incrível traz entrevista com Niède Guidon.

Niède Guidon | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No segundo episódio da Série Serra da Capivara, a Primeira História, o Incrível, programa de aventuras, ecoturismo e ecologia exibido pela Rede Meio Norte, vai exibir entrevista exclusiva com a arqueóloga Niède Guidon, mostrar o acervo arqueológico do Parque Nacional Serra da Capivara, o seu valioso patrimônio natural, e confirmar por que o Piauí é referência internacional no Continente Americano. Incrível vai ao ar hoje, às 23h, na Rede Meio Norte, e domingo, às 15h.

O que é o Parque Nacional Serra da Capivara para o Piauí, o Brasil, o continente americano e o mundo? As respostas começam com perguntas feitas no ano de 1973, quando a primeira equipe de arqueólogos iniciou pesquisas na região do sudeste do Piauí, em São Raimundo Nonato.

A arqueóloga brasileira Niède Guidon estava presente. Ela começou sua carreira no Museu Paulista da USP. Com o governo militar teve que viver na França a partir de 1965.

Assim, quando Niède veio pela primeira vez à Serra da Capivara, integrava uma missão do governo da França como professora da École des Hautes ètudes em Sciences Sociales, em Paris.

O tema da pesquisa franco-brasileira em São Raimundo Nonato foi definido como ?O Homem no sudeste do Piauí, da Pré-História aos dias atuais. A interação Homem-Meio? era o enfoque interdisciplinar.

Em 1978, ao fim dos trabalhos de campo, foi enviado um relatório ao governo brasileiro, relatando a riqueza da região, seus sítios com pinturas pré-históricas e a necessidade de proteger todo o patrimônio.

Em 5 de junho de 1979 foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara. Os argumentos que mais contribuíram na decisão da criação do Parque Nacional foram suas características ambientais, culturais e turísticas.

É o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas, abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas. Trata-se, pois, de uma das últimas áreas do semiárido onde há importante diversidade biológica.

O cadastro de sítios arqueológicos cresce a cada temporada de pesquisas.

Já são mais de 1.315 sítios, entre os quais, 78% apresentam pinturas rupestres, sendo os demais sítios ocorrências de acampamentos ou aldeias de caçadores- coletores e aldeias de ceramistas. Sítios funerários e sítios arqueo-paleontológicos também fazem parte dos tesouros da Serra da Capivara.

Parque tem potencial turístico internacional

O potencial turístico do parque emociona. Suas paisagens de beleza natural são surpreendentes. O desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico é uma alternativa viável de desenvolvimento para a região.

Depois de criado, o Parque Nacional ficou sem proteção, nem manutenção. A destruição da flora tomou dimensões incalculáveis. Em razão dessa situação os pesquisadores da cooperação científica binacional (França-Brasil), decidiram, em 1986, criar a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) com sede em São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí.

A entidade científica é filantrópica, uma sociedade civil sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública estadual e federal, cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social.

A partir de 1989 a FUMDHAM iniciou os trabalhos de um projeto de desenvolvimento socioeconômico. Em 1991, a UNESCO, pelo valor cultural das descobertas na Serra da Capivara, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade.

A apresentação do pedido de inscrição foi, por solicitação do Ministério de Relações Exteriores, elaborada e apresentada na Conferência Geral da UNESCO por Niède Guidon, diretora da FUMDHAM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES