Piauí em alerta para casos de abuso sexual de crianças

Dados da Rede de Observatórios da Segurança e casos expostos na mídia mostram a vulnerabilidade das crianças piauienses diante desse crime

Casos de abuso sexual de crianças no Piauí vem crescendo | Raissa Moraes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados da Rede de Observatórios da Segurança, o Piauí registrou 53 casos de violência contra crianças e adolescentes. Deste número, 21 correspondem a casos de abuso sexual e estupro. O levantamento leva em consideração os meses de agosto de 2021 a janeiro de 2022.

No entanto, os números refletem o momento presente. O suposto estupro realizado por um professor de matemática, que teria aliciado um menino de 9 anos na Escola Municipal Monteiro Lobato, na região da Vila Palitolândia, zona Sul de Teresina, ganhou o noticiário na última segunda-feira (25). As aulas foram suspensas e o professor foi afastado das funções.

Casos de abuso se mulplicam pelo país - Raíssa Morais

Violência sexual

No mesmo dia, em Beneditinos, uma menina de 14 anos foi sequestrada e depois largada seis horas depois, sem lembrar de nada.  O caso também está em investigação sobre uma suposta violência sexual.

A verdade é que, de acordo com especialistas, a maior parte dos abusos vêm da própria família ou de alguém muito próximo, como um vizinho ou amigo da família. 

Em outubro do ano passado, ganhou o noticiário o caso do estudante de medicina, Marcos Vitor Aguiar Dantas Pereira, de 22 anos. Acusado de estuprar quatro crianças, entre as vítimas estariam as próprias irmãs de 3 e 9 anos e mais dois parentes. Ele permanece foragido.

Marcos Vitor continua foragido - reproduçãpo internet

Casos que chocam

Situações que se multiplicam pelo país e o mundo. Foi o caso de R. A. S., hoje com 34 anos. Ela foi abusada por tios durante a década de 80.

 "Eu fui abusada por tios e não entendi o que aquilo significava. Para mim era normal. E acho que minha própria família achava normal. Senti os efeitos na adolescência e me tornei frígida. Foram anos de terapia, mas meu bloqueio é tanto que nunca consegui ter um namorado", conta.

J. P. A., de 32 anos, conta que foi abusado pelo padrasto. "Minha mãe descobriu e ficou com ciúme de mim, como se eu tivesse culpa. Depois de dois anos do abuso, ela se separou dele, mas nunca mais tocou no assunto. Ele me obrigava a fazer sexo oral nele quando minha mãe saía para o trabalho. Aconteceu umas quatro vezes", revela.

É necessário ficar atento aos sinais - Raíssa Morais

Atenção aos sinais que eles dão

A psicóloga clínica Antônia Francisca Lima, especialista em psicologia jurídica, tem expertise no atendimento de crianças que foram vítimas de abuso sexual. A realidade do consultório mostra que o perfil das vítimas é o mesmo: crianças na fase da pré-adolescência que terminam sendo vilipendiadas pelos próprios parentes.

Antônia afirma que é necessário estar atento a alguns sinais que as crianças deixam transparecer, mesmo quando elas não têm noção que sofreram algum tipo de abuso. 

"O principal sinal é a mudança de comportamento. Uma criança divertida e alegre que de repente fica mais retraída, apresentando medo, como o medo de escuro e de determinadas pessoas. É um tio, um padrinho, um vizinho. É preciso conversar para entender o que está acontecendo", revela.

Comportamento regressivo deve ser observado

A profissional da psicologia também alerta para a mudança de humor das crianças vítimas de abuso sexual. "A criança pode passar a ser agressiva. A rotina de sono também pode mudar, com insônia e pesadelos. Também tem outro fator importante que é a regressão. É o chamado comportamento regressivo. A criança volta a chupar o dedo e a fazer xixi na cama, por exemplo, após vivenciar a experiência negativa", alerta Antônia Francisca Lima.

O aprendizado pode ser prejudicado com este tipo de violência. "O abuso prejudica a cognição da criança. O rendimento escolar pode cair e isso também precisa ser observado. Muitas crianças desenvolvem compulsão alimentar após os abusos. Acontece muito", revela. A violência sexual também pode ser virtual. 

Antonia diz que  abuso prejudica a cognição da criança - Lucrécio Arrais

"As meninas são as mais afetadas. Mas os meninos também. Uma coisa que a gente sempre orienta é o respeito ao corpo da criança. As redes sociais devem ser monitoradas pelos pais. O abuso também pode ser virtual. Existe uma sexualização muito grande em determinadas redes sociais que podem ser prejudiciais. Letra e dança sexual", acrescenta.

Órgãos sexuais não precisam de apelidos

É preciso orientar as crianças de forma clara, sem apelidos como "pepeca" ou "peru". "Existe o semáforo do corpo, que é exatamente para mostrar de forma lúdica onde ela pode ser tocada. Nas partes íntimas e nos seios, por exemplo. Dizer que não é legal trocar de roupa na frente dos outros. Além disso, a educação sexual é importante. E é preciso dar nomes aos órgãos sexuais. Pênis é pênis. Vagina é vagina. Isso pode evitar muita coisa", considera a psicóloga Antônia Francisca.

Os pais e os filhos devem construir uma relação de confiança para evitar este tipo de situação. 

"Outra coisa importante: as crianças não podem ter segredo dos pais. O segredo é uma forma que a criança esconda o abuso de forma inconsciente. Então uma conversa clara é a maior prevenção para o abuso sexual de crianças", recomenda.

Diálogo é a principal arma

Para a psicóloga Joceirla Barbosa, o diálogo é a principal arma contra o abuso sexual de crianças e adolescentes. É preciso construir uma relação de amizade com os filhos e dosar o diálogo de acordo com a idade. A importância é que essa cumplicidade venha desde a primeira infância.

O abuso sexual é a forma de violência que acontece dentro ou fora do ambiente doméstico, mas sem a conotação da compra de sexo.

Segundo Joceirla sinais servem de alerta - Raíssa Morais

 "O fenômeno consiste em uma relação adultocêntrica e marcada por uma relação desigual de poder. Pode ser o pai, responsável legal ou um desconhecido. Existe a dominação do adolescente como um objeto que dá prazer", revela Joceirla.

A introspecção, vergonha excessiva, pânico e rebeldias devem ser analisados com cuidado. "Além disso, problemas psicossomáticos. Como dores de cabeça, erupções cutâneas e alterações gastrointestinais. Além disso, comportamentos sexuais. Brincadeiras de cunho sexual, palavras e desenhos das partes íntimas. É algo que já acende um alerta", aponta a psicóloga.

A principal recomendação é que os pais criem uma relação de cumplicidade com as crianças. 

"É preciso ter muito diálogo. É preciso informar e buscar informações sobre o corpo de acordo com a idade. Quem são as pessoas que podem tocar no corpo da criança de três ou quatro anos? Pessoas estranhas não podem, apenas os pais. É preciso dialogar de forma acessível", determina Joceirla Barbosa.

As crianças devem ser ouvidas com atenção e respeito para que elas não se sintam desacreditadas. "É preciso validar a fala da criança. Muitos relatos são de que os pais não acreditam no que elas falam. É preciso acreditar no que elas dizem e verificar. Quem são as pessoas que o meu filho tem contato? Quem é o vizinho próximo que oferece um bombom, um carinho. É preciso ter um olhar aguçado para entender os contextos", finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES