Piauí envia perita para auxiliar trabalho em Brumadinho

Inicialmente, a perita vai permanecer 10 dias no estado mineiro.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A perita criminal da Polícia Civil do Piauí, Maria Rosimere Xavier Amaral, 34 anos, foi enviada para auxiliar as autoridades policiais de Minas Gerais no trabalho de perícia que está sendo realizado para identificação das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Vale, em Brumadinho. Inicialmente, a perita vai permanecer 10 dias no estado mineiro e atuar no Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte, para onde os corpos estão sendo levados. 

O contato foi feito pelo diretor de Polícia Técnico Científica do Piauí, dr. Antônio Nunes, no intuito de prestar auxílio de profissionais devido a dimensão do desastre, como também, acompanhar toda a operação para elaboração de um protocolo padrão para identificação de vítimas de desastres naturais para o estado do Piauí.

“Eu entrei em contato com o Dr. Thalles Bettencourt, que é superintendente de Polícia Técnico Cientifica de Minas Gerais e com o Dr. José Roberto, que é diretor do IML de Belo Horizonte, no intuito de colocar o Piauí a disposição para auxiliar nos trabalhos e eles prontamente atenderam o pedido. A nossa profissional vai ajudar nas atividades de campo e produzir um protocolo que, posteriormente, será discutido e apresentado para que todas as instituições do estado sigam, caso aconteça algum desastre de grande magnitude no Piauí”, disse.

A perita vai atuar, inicialmente, em Belo Horizonte, auxiliando na parte de coleta de material genético dos familiares das vítimas, mas ainda vai visitar a cidade de Brumadinho e outras regiões afetadas pelos rejeitos da mineradora para elaborar o relatório baseado no DVI (Disaster Victims Identification) desastres em massa.

“Fui direcionada inicialmente para acompanhar em campo a equipe de engenharia e meio ambiente por dois dias, logo após, irei para a triagem e identificação dos corpos. E posteriormente, elaborar um protocolo operacional padrão de identificação de vítimas de desastres para o Piauí. É importante destacar a necessidade que todo estado possua seus protocolos de procedimentos visto que todo acidente que exceda a capacidade de atendimento do IML do estado é considerado acidente em massa, variando quanto as proporções, e tenha condição de atuar de maneira eficaz no atendimento”, informou a perita.

Até o momento, o rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora Vale, em Brumadinho, deixou 150 pessoas mortas, 182 ainda estão desaparecidos. A Polícia de Minas Gerais já fez a identificação de 134 corpos, 124 já foram liberados e entregues às famílias. A polícia realizou ainda mais de 500 coletas de amostras para exame de DNA. A perita deve retornar ao Piauí no próximo dia 16 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES