Piauí inicia ano com redução nas notificações de dengue, zika e chikungunya

Todas as notificações deste ano são de Teresina. Nenhuma das três arboviroses presentes no boletim apresentou registro de óbitos

Piauí inicia ano com redução nas notificações de dengue, zika e chikungunya | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou, na terça-feira (10), o boletim referente à primeira semana epidemiológica do ano de 2023. O documento traz dados sobre as notificações de arboviroses nesse período, apontando casos notificados, óbitos registrados em decorrência das doenças e uma comparação com o mesmo momento de 2022.

As notificações de dengue reduziram 95,4%, com quatro casos notificados em um município, enquanto que em 2022 o estado chegou a registrar 87 notificações em 19 cidades. Todos os casos notificados deste ano são de Teresina.

Os dados de zika vírus apontam redução de 100% das notificações em relação ao mesmo período de 2022. Não houve nenhuma notificação registrada, enquanto que em 2022, um caso foi notificado nos sistemas de informação.

Piauí inicia ano com redução nas notificações de dengue, zika e chikungunya - Imagem: Reprodução

A febre chikungunya apresentou queda de 71,4% nas notificações de novos casos, sendo dois notificados em dois municípios, ao passo que em 2022 foram sete notificações da doença na primeira semana.

Durante a primeira semana epidemiológica de 2023, nenhuma das três arboviroses presentes no boletim apresentou registro de óbitos.

Ocimar Alencar, supervisor de Entomologia da Sesapi, aponta que a redução dos casos é bem-vinda, mas que a população precisa continuar atenta no enfrentamento ao mosquito vetor das doenças, uma vez que 80% dos criadouros do inseto são identificados em residências e áreas adjacentes.

“O primeiro boletim do ano trouxe redução de notificações para as três enfermidades, mas isso não pode resultar em um relaxamento das medidas de prevenção. Pedimos que a população siga com o monitoramento dentro de suas casas. Esse trabalho conjunto com o poder público, evitando o surgimento de criadouros, é essencial para a manutenção de poucos casos das doenças durante o ano”, explicou o supervisor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES