Piauí inteiro terá faixas exclusivas para ciclistas e pedestres

Ciclofaixas foram colocadas em Pedro II

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi concluída a sinalização de pistas exclusivas para ciclistas e para pedestres na entrada do município de Pedro II, a 209 km ao Norte da capital Teresina. Somente de ciclofaixa são 1.700 metros. O projeto é do Governo do Estado, por meio do Departamento de Trânsito do Piauí (Detran). A grande novidade é que se estenderá por todos os municípios do Estado, com um único objetivo: o convívio em harmonia no trânsito e a segurança de ciclistas e pedestres.

O projeto de sinalização semafórica horizontal e vertical e pistas exclusivas para a prática do cooper e ciclismo foi idealizado já nesta gestão do governador Wellington Dias. Houve a licitação para contratação de empresas e, inicialmente, será implantado em 25 municípios, só neste ano. O diretor geral do Detran, Arão Martins do Rêgo Lobão, após o projeto piloto em Pedro II, já autorizou o início das obras nos próximos municípios, de forma simultânea, entre eles Luís Correia, no litoral, Água Branca, Valença, Picos e Corrente.

A empresa que está realizando as obras trabalha no intuito de fazer a determinação exata de espaços propícios para carros, bicicletas e pedestres, delimitando os espaços necessários para todos circularem com segurança. No caso de Luís Correia, onde o canteiro de obras já está montado, a Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, opinou sobre a melhor localização para se fazer as sinalizações. Segundo o presidente George Rodrigues, a ideia é que seja entre o Iapep até a entrada da via de acesso à Praia do Coqueiro, totalizando cinco quilômetros de ciclofaixa e faixa de pedestre.

“Essa é uma iniciativa louvável do Governo do Estado junto ao Detran, por várias razões, mas principalmente para criar uma cultura de educação e respeito no trânsito e para incentivar mais ainda a prática do ciclismo em todo Estado, envolvendo desde crianças até adultos. Nós, da Federação, iremos pleitear uma reunião com o diretor geral do Detran para parabenizar a iniciativa, que sempre solicitamos, e também, se preciso, dar a nossa contribuição”, frisou George Rodrigues.

A FCP já está providenciando uma carta oficial de agradecimento a ser encaminhada ao gabinete do governador Wellington Dias e também ao diretor geral do Detran, Arão Lobão, no sentido de que o projeto seja concluído com êxito. “Os piauienses só têm a ganhar, pois esse projeto remete à qualidade de vida das pessoas ao praticarem o ciclismo com segurança”, completou George Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES