Piauí lança Plano Estadual de Recursos Hídricos

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22), em todo o mundo, o Piauí lança o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI)

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22), em todo o mundo, o Piauí lança o Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI) e dá um importante passo na consolidação da política de Desenvolvimento Sustentável do Estado. Representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o secretário estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, além de várias outras autoridades e especialistas, se reuniram com o governador Wellington Dias, em solenidade no Palácio de Karnak.

O PERH-PI foi elaborado em conformidade com a Lei Estadual n. 5.165, de 17 de agosto de 2000, que definiu a Política Estadual dos Recursos Hídricos e atendendo ao prescrito na Lei Federal n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Segundo Dalton Macambira, secretário da Semar, o Plano irá fornecer as bases técnicas necessárias para permitir o desenvolvimento sustentável do Estado com relação ao uso das águas superficiais e subterrâneas, compatibilizando a disponibilidade hídrica com a demanda de água para todos os tipos de uso. ?Fomos atrás dos melhores profissionais, dos mais experientes, para elaborar esse Plano.

Com a implementação do PERH, o Piauí dará um grande passo para alcançar o desenvolvimento sustentável integrado de seus recursos naturais e abrir novas fronteiras de desenvolvimento econômico, social e político?, explica. A implementação do PERH-PI permitirá o enquadramento futuro do Estado como um dos mais avançados em termos de Desenvolvimento Institucional para a gestão dos recursos hídricos. Com isso, o Piauí receberá da delegação de competência da Agência Nacional de Águas a habilitação para gerir eficientemente as águas de domínio da União em seu território de acordo com os interesses do Estado.

Segundo o governador Wellington Dias, é preciso mudar essa imagem de que o Piauí é um local seco. Segundo ele, já são mais de 19 rios entre perenes e perenizados. Além disso, com a construção e colocação em funcionamento da adutora de Poço dos Marruás, serão mais de 20 em todo o Estado. ?Estamos cuidando das nossas barragens, como a de Castelo, para regular o Poti, e a de Algodões. O Piauí tem lençóis freáticos, várias barragens e com as hidrelétricas do Parnaíba vamos poder ampliar ainda mais essa oferta. Esse Plano apresentado hoje e aprovado por todos os representantes do Conselho só vem somar e permitir as condições de uso para economia e fortalecer o desenvolvimento do Estado?, comentou. Além do lançamento do Plano, o governador do Estado assinou decretos que regulamentam importantes instrumentos da gestão de recursos hídricos definidos na Lei Estadual 5.615/2000.

Ao todo, foram assinados quatro decretos de regulamentação: o primeiro referente aos Planos de Recursos Hídricos, o segundo, sobre o instrumento enquadramento dos corpos de água, o terceiro regulamenta a cobrança pelo uso da água e o quarto que regulamenta o Sistema Estadual de Informações sobre Recursos Hídricos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES