Piauí lança primeiro curso técnico para dependentes químicos do país

O curso é para beneficiar 45 estudantes internos na comunidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí lança, na próxima segunda-feira (12), o primeiro Curso Técnico de Administração de Empresas do Brasil dentro de uma comunidade terapêutica para dependentes químicos. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), com o Instituto Federal do Paraná (EAD-IFPR) e a Fazenda da Paz.

A Aula Inaugural do Curso iniciará às 17h30. ?O curso é para beneficiar 45 estudantes internos na comunidade, que concluíram o Ensino Médio, ou que estejam devidamente matriculados em alguma unidade de ensino da rede pública, cursando o segundo ano?, informa o diretor da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa.

A Fazenda da Paz será a primeira unidade de tratamento de dependentes químicos beneficiada com um Polo de Ensino à Distância no Brasil. ?O curso técnico de Administração terá duração de dois anos e ao final, os alunos estarão habilitados como técnicos de nível médio para atuar na área administrativa?, avisa Célio.

A Comunidade Luz e Vida, com a recepção do sinal, receberá um tutor presencial vinculado à SEDUC e outro à distância do IFPR para o desenvolvimento das atividades do curso. ?Mais uma garantia para auxiliar o dependente químico a se inserir no mercado de trabalho?, frisa.

Entusiasmado com a estrutura e com o tratamento dispensado aos internos, o secretário de Educação, Átila Lira, esclarece que este será mais um curso de formação de grande importância para o ensino no Piauí. ?Todos os cursos técnicos à distancia oferecidos no Piauí são reconhecidos e credenciados pelo Ministério da Educação?, argumenta Átila.

Em fevereiro do ano passado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Teresina e visitou a Fazenda da Paz na companhia do governador Wilson Martins. Na oportunidade, o ministro afirmou que a entidade servirá de modelo para todo o país e será levada para o Plano Nacional de Enfrentamento Contra Crack, Álcool e Outras Drogas.

A Fazenda da Paz é uma instituição piauiense que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Ela possui três unidades (Terra da Esperança e Flor de Maria, ambas em Timon, e Luz e Vida, em Teresina) e atende aproximadamente 140 internos.

Na unidade de Teresina, a Comunidade Luz e Vida da Fazenda da Paz funciona no povoado Cacimba Velha, local onde os internos são submetidos a acompanhamento terapêutico que baseia-se no binômio trabalho/educação, com a realização de outros cursos profissionalizantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES