Piauí lidera geração de emprego do país, diz Ministério do Trabalho

No país, foram eliminadas 1,5 milhão de vagas no mesmo período.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério do Trabalho divulgou na sexta-feira, 16 de setembro, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2015, os dados referentes ao nível de emprego formal no país, apontam que dos 27 entes federativos, o Piauí foi o líder na criação de postos, 3 mil no total, o número representa um crescimento de 0,67% na comparação com o ano passado. Somente o Acre e Roraima também tiveram uma elevação, todos os outros Estados perderam postos no último ano. O indicativo do Governo Federal aponta para uma queda de 3,05% em âmbito nacional.

O levantamento também comprova que o nível de emprego no Piauí foi na contramão da região Nordeste, já que todos os demais Estados sofreram com a redução no índice, média local apresentou queda de 2,53%, o que representa um fechamento superior a 200 mil postos.

O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) havia indicado para números negativos na geração de emprego no Piauí em 2015, no entanto, O universo de declarantes da RAIS é mais abrangente, pois, além do contingente de celetistas, engloba também o conjunto de estatutários que trabalham no setor público, segundo esclarece o Ministério.

No país, foram eliminadas 1,5 milhão de vagas no mesmo período, o resultado positivo piauiense foi atribuído aos setores de serviços e comércio, que juntos obtiveram saldo superior a 12 mil postos de trabalho. Já o setor da construção civil foi o que apresentou maior queda no Estado, com pouco mais 9 mil empregos perdidos.

Segundo o levantamento do Governo Federal, o Piauí fechou o ano com 460.776 empregados ante 457.730 em 2014. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES