Piauí lidera ranking de crianças matriculadas na rede pública

Dados foram divulgados no Anuário da Educação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O movimento Todos Pela Educação divulgou ontem (2) a quarta edição do Anuário Brasileiro da Educação Básica. A pesquisa apresenta estatísticas inéditas e mostra os principais indicadores do ensino público do país, de acordo com a metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação, sancionado em junho de 2014.

Segundo o levantamento divulgado no Anuário, entre outros pontos, o Piauí se destaca no número de alunos matriculados na rede pública de ensino. As estatísticas são de 2013 e consagram o Estado como líder no ranking nacional de crianças de 4 a 5 anos que frequentam as escolas públicas. O índice de 96,1% é o maior do Brasil e ultrapassa estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Cada um tem 86,7%, 89,6% e 81%, respectivamente.

O Anuário conta com os números do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apurados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com os dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), disponibilizados pelo Ministério da Educação. A superintendente de ensino da secretaria estadual de Educação (Seduc), Viviane Fernandes, afirma que o dado é reflexo do trabalho de atendimento na educação infantil desenvolvido em todos os municípios do Piauí. 

“A rede municipal tem investido muito no ensino das crianças com o aporte do Ministério da Educação e na construção de creches por meio do programa federal Proinfância, que visa na reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil”, conta.

De acordo com a superintendente da Seduc, o aumento do número de alunos de 4 a 5 anos matriculadas nas escolas mostra que o Piauí garante o direito constitucional de acesso à escola pelas crianças. “A meta para 2016 é universalizar o ensino infantil. Estado já está bem perto disso”, acrescenta Viviane Fernandes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES