Piauí mantém vacina contra poliomielite nas unidades de saúde

No Piauí, foram aplicadas 194.220 doses, o que corresponde a 88,2%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Campanha Nacional contra a Poliomielite deste ano vacinou, em todo o país, 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, o que corresponde a 94,4% do público-alvo. No Piauí, foram aplicadas 194.220 doses, o que corresponde a 88,2%. A meta era vacinar 95% do público. Doze estados ainda não conseguiram atingir a meta. 

O Ministério da Saúde recomenda aos estados que não atingiram a meta continuar com a vacinação de rotina, oferecida durante todo o ano nos 36 mil postos espalhados pelo país, como explica a coordenadora estadual de Imunização, Jurema Chaves: "É importante lembrar que a vacina contra poliomielite faz parte do calendário de vacinação da criança e, por isso, continua disponível nos postos”.

Para ter o esquema vacinal completo, é preciso que as crianças sejam imunizadas com quatro doses, administradas aos dois e quatro e seis meses de idade e mais dois reforços aos 15 meses e aos quatro anos. Depois disso, a criança deve comparecer aos postos de saúde para tomar a dose de campanha anualmente, até completar cinco anos de idade.

Poliomielite

É uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES