Piauí mostra produtos em Brasília

Piauí mostra produtos em Brasília

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Produtos piauienses derivados do caju, mel (produzido na Associa??o dos Apicultores da Microrregi?o de Simpl?cio Mendes) e o artesanato (da Associa??o de Artesanato da Comunidade Quilombola Potes, do munic?pio de S?o Jo?o da Varjota) est?o em exposi??o na IV Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agr?ria, que come?a nesta quinta-feira (4) e vai at? domingo (7). O evento est? sendo realizado no Pavilh?o da Expo-Bras?lia, no Parque da Cidade, em Bras?lia.

De acordo com o diretor-geral do Emater (Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau?), Francisco Guedes, um dos coordenadores da participa??o do Piau? na feira, o evento busca incentivar os agricultores familiares a mostrarem seus produtos em mercados diversos. ?Nesta feira, est?o produtos de agricultores familiares de todo o Brasil que buscam, com isso, novas estrat?gias de comercializa??o?, explica.

A presidente da Associa??o de Artesanato da Comunidade Quilombola Potes, Maria Irene, disse que j? comercializa esses produtos numa loja que fica na pr?pria comunidade e em um estande na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina. ?Esta ? a primeira vez que viemos para c? e onde temos um estande, mas estamos preparados para atender futuros pedidos. Temos uma amostra de algumas pe?as produzidas na comunidade. S?o 166 produtos, como potes, tigela, pratos, panelas. Os pre?os variam de R$ 1,50 at? R$ 200,00?, diz.

Dion?sio Moura, da Associa??o dos Apicultores da Microrregi?o de Simpl?cio Mendes, disse que a produ??o dos associados ? direcionada para a exporta??o, principalmente para os Estados Unidos. At? o m?s de maio, quando se encerrou a safra deste ano, foram produzidas 130 toneladas. Para entender melhor, isso corresponde a sete caminh?es de mel.

Dion?sio Moura explica que, em fun??o do c?mbio, este ano a safra foi vendida para Estados como S?o Paulo e Goi?s, e o governo adquiriu boa parte do mel atrav?s do programa de Compra Antecipada. A associa??o tem 930 integrantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES