Piauí organiza participação em conferência internacional

Estado vai participar de conferência internacional em Meio Ambiente

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí vai participar da II Conferência Internacional: Clima, sustentabilidade e desenvolvimento em regiões semiáridas (ICID+18). Para organizar a participação piauiense, principalmente ligada a problemas com a desertificação foi realizado nesta sexta o I Seminário Preparatório do Piauí para a Construção da II Conferência Internacional.

Com uma boa parte do estado na região semiárida o Piauí tem problemas relacionados principalmente a desertificação. ?Estamos aproveitando para lançar o Plano Estadual de Combate a Desertificação e vamos apresentar o projeto da secretaria para a recuperação de áreas degradadas em Gilbués e Santa Filomena?, pontua o secretario estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira. Gilbués é um exemplo de como as transformações climáticas podem afetar o meio ambiente, já que sofre há anos com um lento processo de desertificação.

?Estamos aplicando com recursos do governo federal, R$ 3 milhões para dar continuidade ao projeto de recuperação da área degradada em Gilbués. São recursos vindos da Codevasf?, ressalta Dalton Macambira sobre a área que hoje sofre com a desertificação, mas em tempos áureos era recordista na produção de diamantes. Outra área a ser atendida é Santa Filomena, que tenta conter as voçorocas, grandes buracos de erosão causado por chuvas e outras intempéries

Em Santa Filomena serão investidos R$ 1,7 milhão para recuperar as áreas que sofrem com o problema. ?Nós provamos que não somente é possível recuperar o solo, como também aumentar produtividade. Nós registramos casos em propriedades que produziam 600 quilos de milho por hectare e hoje temos 3.500 quilos de milho por hectare, mesmo em um solo que ainda possui problemas?, destaca Dalton Macambira. (C.R.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES