Piauí perde 16,5 mil cabeças de gado; governo pretende implantar medidas ao criador

Segundo a Adapi, a perda corresponde a 10,25% do rebanho da região, onde não há chuva há mais de um ano

Rebanho do Piauí | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Rubem Matins, deve viajar ainda este mês para Petrolina (PE), para estudar formas de repor o rebanho no semiárido piauiense.

A viagem deve acontecer no próximo dia 22 de abril e faz parte de uma ação do Governo do Estado para amparar os criadores. Até o momento a perda do rebanho já chega a mais de 16,5 mil cabeças só no semiárido.

Sabe-se que os mais prejudicados são aqueles criadores que sofrem historicamente por uma situação econômica desfavorável acrescida aos problemas da seca. De acordo com documentos apresentados pelas organizações pastorais, a seca levou embora cerca de 90% da produção da agricultura familiar.

O Governo estuda a implantação de uma linha de crédito para subsidiar a recuperação do rebanho da região semiárida, onde não houve chuva regularmente há mais de um ano.

A adoção de uma linha de crédito subsidiado é uma das opções que o Governo estuda para a recuperação do rebanho na região, onde não chove regularmente há mais de um ano.

As perdas do Estado correspondem a 10,25% do rebanho da região, segundo cadastros da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

Sem inverno, os criadores de outras regiões do Estado também estão perdendo os animais, a exceção do Centro-Sul, onde o rebanho cresceu 1,5%. No total, o rebanho piauiense perdeu 61,7 mil cabeças de bovinos.

De acordo com a SDR, outro projeto a ser implantado é a distribuição de ração a ser feita para os criadores de animais. O governador anuncia que o programa para reestruturação produtiva do semiárido, que pretende melhorar a convivência da região com o período da seca, será lançado tão logo se restabeleça a normalidade climática.

O programa também inclui a distribuição de sementes. Outra defesa é por programas que reforcem a estrutura hídrica e uma melhor convivência com a seca do semiárido piauiense.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES