Piauí pode ter 360 novos casos de câncer do colo do útero em 2023

A Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás” tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O câncer de colo do útero é uma enfermidade que acomete milhões de mulheres no mundo e tem apresentado crescimento ao longo dos anos. Somente no Piauí, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta, para este ano, a ocorrência de até 360 casos de câncer do colo do útero em mulheres do estado. A doença é a terceira causa de mortes prematuras femininas no Brasil, sendo desencadeada por infecções recorrentes de alguns tipos de HPV.

A Campanha Nacional “Março Amarelo e Lilás” tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose, um problema de saúde pública. A ginecologista da clínica DMI, Cláudia Fontenele, explica como as doenças afetam a vida das mulheres.

Piauí pode ter 360 novos casos de câncer do colo do útero em 2023 - Foto: Divulgação/Ascom

“O câncer do colo do útero é uma doença maligna que acomete muitas mulheres e pode começar com uma infecção sexualmente transmissível pelo vírus HPV, geralmente ele começa com lesões pré-cancerígenas e quando não tratadas, não diagnosticadas precocemente, pode evoluir para um câncer. Enquanto a endometriose é uma disfunção que acomete algumas mulheres, onde o tecido que reveste o útero vai se implantar em outros locais, a gente não sabe ainda a causa, mas provoca muito desconforto e redução da qualidade da saúde da mulher”, informa.

O exame mais recomendado para detectar a doença é o Papanicolau e para realizá-lo, basta seguir a orientação de não ter relações sexuais (mesmo com camisinha) no dia anterior ao procedimento e evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nas 48 anteriores à sua realização. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, a endometriose afeta cerca de 176 milhões de mulheres, sendo mais de 7 milhões somente no Brasil.

A médica Cláudia Fontenele destaca ainda a importância das mulheres realizarem seus exames de rotina. “A endometriose pode provocar dores, aumentar cólicas, dores nas relações, dores ao urinar, dores ao evacuar e é também um fator de infertilidade. Então o ideal é que as mulheres visitem regularmente o seu médico ginecologista, de forma que os diagnósticos sejam feitos precocemente. Com diagnósticos precoces, a gente tem uma maior taxa de eficácia nos tratamentos. Na DMI, nós temos profissionais preparados para cuidar da sua saúde”, conclui a especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES