Piauí possui 154 municípios que dependem exclusivamente do SUS, aponta CNES

Ao separar os dados pela quantidade de habitantes desses municípios, a região Nordeste é a que mais depende dos serviços do SUS.

Piauí possui 154 municípios que dependem exclusivamente do SUS, aponta CNES | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí possui 154 municípios que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, que não recebem atendimentos médicos privados. No Brasil, o SUS está presente em todos os 5.570 municípios do País. É o que aponta o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (1º).

Segundo dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 1.915 municípios brasileiros, ou seja, 34%, não oferecem serviços particulares de saúde. Isso significa que aproximadamente 15,7 milhões de brasileiros dependem exclusivamente do SUS nessas localidades.

Piauí possui 154 municípios que dependem exclusivamente do SUS, aponta CNES | Foto: Divulgação - Governo FederalPara o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, os números reforçam a importância da valorização do SUS. 

“Quando falamos em acesso, não abordamos apenas a questão econômica, mas a geográfica também. Oferecer saúde de qualidade para toda a população buscando combater as iniquidades é obrigação do SUS. É ele que chega onde a iniciativa privada nem sempre tem interesse”, explica.

Entre os municípios que não contam com oferta de clínicas médicas privadas, o menor tem 839 habitantes e o maior, 70.692. Cerca de 92% deles, ou seja, 1.771 municípios têm menos de 20 mil habitantes. 

Piauí possui 154 municípios que dependem exclusivamente do SUS, aponta CNES | Foto: Divulgação - Governo FederalO estado que mais concentra municípios nessa situação é Minas Gerais, com 226, seguido por São Paulo, com 181, Piauí com 154, Rio Grande do Sul com 153 e Maranhão com 130. Apenas o Distrito Federal entra na lista. 

No entanto, ao separar os dados pela quantidade de habitantes desses municípios, a região Nordeste é a que mais depende dos serviços do SUS: 8,9 milhões de pessoas vivem em municípios sem nenhuma oferta médica nos serviços privados. 

No outro extremo está o Centro-Oeste, com pouco mais de 796 mil habitantes vivendo em cidades que contam apenas com o SUS para os atendimentos de saúde, como mostra o gráfico a seguir:

Piauí possui 154 municípios que dependem exclusivamente do SUS, aponta CNES | Foto: Divulgação - Governo FederalNo Brasil, mesmo em cidades que não contam com hospitais e serviços especializados, estão presentes pelo menos estabelecimentos de Atenção Primária, como as unidades básicas de saúde (UBS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES