Piauí possui 4 municípios na lista dos que mais desmatam o Cerrado

Lista contém as cidades de Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Santa Filomena.

Bioma cerrado sofre com desmatamento | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conhecida como Matopiba, área que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e também como a nova fronteira agrícola do Brasil, a região concentra metade do desmatamento do Cerradoconforme registro de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado nesta quarta-feira, 7. Detectado a partir do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), em toda região do Cerrado, os números do desmatamento revelam crescimento de 35% de perda de vegetação, entre os meses de janeiro e maio de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022. 

Foram 3.532 quilômetros quadrados (km²) de área desmatada este ano, contra 2.612 km² em 2022. O desmatamento de 2023 é pior desde 2017. Ao fazer comparação somente do mês de maio, o aumento chegou a 83% no mês passado em relação ao mesmo período de 2022. Na região, 24 municípios deram as maiores contribuições para o desmatamento nos cerrados. A Bahia desponta em 1º lugar com 10 municípios, seguidos do Maranhão com cinco municípios e o Piauí vem em 3º lugar, com quatro municípios que são Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Santa Filomena. Tocantins tem três municípios com maiores desmatamentos de cerrados.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou recentemente informações preocupantes sobre o desmatamento no Brasil. De acordo com os dados, a maior parte do desmatamento, cerca de 77%, ocorreu em propriedades rurais registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O governo tem a capacidade de identificar os responsáveis por essas áreas, sejam eles proprietários ou posseiros em processo de regularização fundiária. Além disso, 15,9% do desmatamento ocorreram em assentamentos rurais, enquanto apenas 4,2% foram em áreas de preservação ambiental.

Quando se trata do desmatamento do Cerrado, duas cidades no Oeste da Bahia se destacam. São Desidério e Jaborandi representam juntas mais de 11% da área desmatada. Outras cidades notáveis na lista incluem Balsas, no Maranhão, e Barreiras e Cocos, na Bahia, conhecidas pelo crescimento do agronegócio. Apesar do aumento alarmante no desmatamento, o governo federal afirma que uma parte significativa dessas atividades conta com autorização de órgãos ambientais. No entanto, esses dados ainda precisam ser verificados. O desafio atual é sincronizar as informações e os dados para identificar o desmatamento autorizado e, assim, tornar a fiscalização mais eficiente.

No Cerrado, a legislação é mais permissiva em relação ao desmatamento para atividades agropecuárias. A reserva legal obrigatória é de 35% da área para a parte do bioma que não está inserida nos estados da Amazônia Legal, enquanto nas demais regiões esse limite cai para 20%. Já na Amazônia, apenas 20% do imóvel rural pode ser desmatado com autorização. A legalidade das autorizações de supressão vegetal no Cerrado será verificada pelo governo federal para garantir que estejam em conformidade com as leis estabelecidas. 

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima planeja intensificar o controle do desmatamento no Cerrado, atualizando o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento no Cerrado (PPCerrado) e promovendo um seminário científico para discutir formas de reduzir a perda florestal no bioma. Embora o desmatamento tenha avançado no Cerrado, a Amazônia registrou uma queda de 31% no desmatamento de janeiro a maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses dados destacam a necessidade de abordagens específicas para proteger os diferentes biomas do Brasil. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES