Piauí possui mais mulheres que homens

No Piauí o número de mulheres ultrapassa o de homens, para cada grupo de 100 homens existe um equivalente de 104 mulheres

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Piauí o número de mulheres ultrapassa o de homens, para cada grupo de 100 homens existe um equivalente de 104 mulheres. Esse dado faz parte do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o estado vai na contramão da maioria dos estados brasileiros onde a quantidade homens supera o de mulheres. Em todo o país são 21 estados que possuem mais homens que mulheres.

Conforme explica o coordenador do IBGE no Piauí, Pedro Soares, o maior número de mulheres se deve a vários fatores. ?Entre os diversos pontos estão a taxa de nascimento, que no estado nascem mais mulheres, outro fator relevante também é que os homens morrem mais que as mulheres?, exemplifica. Ele reitera que esses fatores agregados com outros hábitos que as mulheres costumam manter, como cuidar mais da saúde e também não serem empregadas em profissões de auto risco também colaboram.

Os dados piauienses também são diferentes da média nacional quando se considera o estado civil, entre homens e mulheres. São mais solteiras que solteiros no estado, diferença chega a cinco em grupos de 100. Na média do país, para cada grupo de 100 mulheres solteiras existem 105 homens com o mesmo estado civil. Em todo o país, os solteiros somam 62,285 milhões: 31,940 milhões são homens e 30,345 são mulheres.

Pedro explica ainda que a diferenciação no contingente populacional entre os sexos ainda varia conforme as zonas urbana e rurais. ?A mulheres se concentram em maior número nas zonas urbanas, do que nas zonas rurais neste caso outro indicador é considerado, porque o gênero feminino apresenta maior grau de escolaridade e de empregos urbanos?, reitera. O percentual de mulheres no Piauí que se residem nas zonas urbanas é de 53,67% e de homens 46,33%. Na zona rural o dado não se repete, a concentração de homens é de 51,56% e de mulheres 48,44%.

Junto com o Piauí na lista de estados onde a quantidade de mulheres superam os de homens são, Pernambuco, Roraima, Ceará , Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Divergindo dessas estatísticas o estado de Santa Catarina, possui 122 homens para cada 100 mulheres, os estados que aparecem a seguir no "ranking" são Tocantins, Mato Grosso e Espírito Santo, todos eles com mais homens que mulheres solteiras. A Pnad faz um levantamento que caracteriza os domicílios brasileiros em diversos indicadores sociais. (T.T.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES