Piauí Praia Acessível proporciona lazer à pessoas com deficiência

A iniciativa permite momentos de lazer com total segurança

Lucilene Nascimento mora em Parnaíba. Ela é mãe do pequeno Francisco Felipe, de nove anos, que tem deficiência física. O garoto que sempre gostou da praia, mas não tomava banho de mar devido as suas limitações, agora realizou esse grande desejo por meio do Projeto Piauí Praia Acessível.

A iniciativa permite momentos de lazer com total segurança para pessoas com deficiência no litoral do Piauí. Localizada na praia de Atalaia, a base do Projeto conta com equipamentos específicos e monitores preparados para conduzir esse púbico ao banho de mar.

O Francisco Felipe gostou da experiência e a mamãe do garoto demonstrou grande alegria. “Antes nós trazíamos o meu filho para a praia, mas ele nunca havia entrado no mar e com o projeto a nossa realidade é outra, ele agora toma banho de mar. A iniciativa é muito importante, contamos com toda estrutura para o lazer com segurança. Meu filho demonstrou grande satisfação e eu me sinto muito feliz com isso”, relatou Lucilene.

O Projeto

Inaugurado em julho de 2016, o projeto possibilita um turismo acessível no Complexo Turístico da Praia de Atalaia, no município de Luís Correia. A ação conta com equipamentos que garantem segurança e acessibilidade (cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar), uma esteira de acesso ao mar, banheiros adaptados e um espaço para guardar objetos. Além de monitores capacitados que promovem o banho de mar assistido.

O Piauí Praia Acessível é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com Faculdade Maurício de Nassau.

Fonte: Com informações do Portal do Governo