Piauí realiza 5ª Conferência Estadual de Saúde

Piauí realiza 5ª Conferência Estadual de Saúde

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Estadual de Sa?de do Piau? - CES/PI, em parceria com a Secretaria Estadual da Sa?de - Sesapi, realiza, nos dias 12, 13 e 14 de outubro, a 5? Confer?ncia Estadual de Sa?de. O evento vai acontecer no Atlantic City.

O tema norteador da Confer?ncia ? a Sa?de e Qualidade de Vida: Pol?tica de Estado e Desenvolvimento, pauta tamb?m da 13? Confer?ncia Nacional de Sa?de.

De acordo com a Lei Federal n? 8.142/90, as confer?ncias s?o inst?ncias democr?ticas de participa??o da sociedade civil brasileira na formula??o das pol?ticas de sa?de e ? representada por v?rias institui?es sociais que participam dos conselhos de sa?de.

Esses encontros s?o realizados a cada quatro anos com a participa??o de delegados representantes dos usu?rios do Sistema ?nico de Sa?de - SUS, trabalhadores, gestores e prestadores de servi?o na ?rea da sa?de. Neste ano s?o aguardados na 5? Confer?ncia piauiense mais de mil delegados provenientes de todo o interior do Estado e de Teresina.

?Os conselhos e as confer?ncias t?m desempenhado importante papel no processo de formula??o e controle de pol?ticas p?blicas no ?mbito de sa?de, por?m os conselhos de sa?de precisam ser fortalecidos, inclusive, dentre outros, atrav?s do processo da educa??o permanente de conselheiros e capacita??o de multiplicadores, bem como adequa??o da infra-estrutura para o pleno funcionamento desses colegiados de controle social do SUS?, afirma Te?filo Cavalcante, secret?rio-executivo do CES/PI.

A 5? Confer?ncia Estadual de Sa?de ? uma das etapas para a participa??o do Piau? na 13? Confer?ncia Nacional de Sa?de. A meta do evento ? analisar a situa??o de sa?de do pa?s e tamb?m apontar sugest?es e solu?es para a sua melhoria.

Te?filo Cavalcante explica que as confer?ncias s?o obrigat?rias. ?Os munic?pios e estados que n?o realizarem as suas confer?ncias, podem ter alguns recursos suspensos e com certeza ter?o preju?zos quanto ao atendimento de sa?de da popula??o, da? a import?ncia da ampla participa??o e mobiliza??o da sociedade e do poder p?blico?, afirma.

Os delegados da confer?ncia estadual s?o eleitos nas confer?ncias municipais e na etapa estadual que s?o votados os delegados que representar?o o Estado na confer?ncia nacional, que acontecer? em Bras?lia - DF, no per?odo de 14 a 18 de novembro deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES