Piauí receberá o total de R$ 168 mil para assistência farmacêutica

Em todo o Piauí, 28 municípios serão beneficiados com o recurso

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vinte e oito municípios piauienses serão beneficiados com recursos oriundos do Ministério da Saúde para investir em estrutura e qualidades dos serviços farmacêuticos. Ao todo, o Piauí receberá o valor de R$168 mil. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde (Qualifar-SUS).

Atualmente, o Piauí possui 51 municípios já habilitados pelo Programa. Entretanto, o diretor da Assistência Farmacêutica, Jean Batista, explica que do total, a portaria contempla 28 deles,  “pois atendem as normas que são estabelecidas pelo Qualifar-SUS, ou seja, estão utilizando o sistema informatizado enviando as informações através de webservices para o Ministério da Saúde”

Para receberem tais recursos, os municípios devem manter a movimentação do sistema, que é uma das exigências do Ministério, bem como comprovar os investimentos e melhorias realizadas nas unidades.

Jean conta que “desde o ano passado a Unidade de Assistência Farmacêutica do estado realiza oficinas, em parceria com o Ministério e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PI), na capital e regionais de saúde, para buscar a qualificação dos 51 municípios já habilitados para que os mesmos possam receber recursos,  como também incentivar a adesão de mais de 120 municípios que estão aptos a se habilitarem”.

Projetos 2016                                                                                       

Em maio, o Piauí irá receber técnicos do Ministério para visitar dois municípios já contemplados: Caxingó e Piripiri. O diretor conta também que eles irão se reunir para definir um cronograma de ações a serem realizadas este ano.

“A ideia é identificar as dúvidas e dificuldade de alguns municípios, já que o programa tem como finalidade criar instrumentos e melhorias estruturais das unidades farmacêuticas responsáveis pelos componentes da atenção básica”, finalizou Jean.

O PROGRAMA – Para participar do Qualifar-SUS, o município deve estar na lista do Brasil Sem Miséria (Plano interministerial voltado para a população mais pobre) e fazer parte de outros programas da Atenção Básica, como o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), e o Hórus, sistema de Assistência Farmacêutica que permite o controle da compra, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos.

Organizado em quatro eixos (estrutura, educação, informação e cuidado), o programa engloba desde investimentos na estruturação dos serviços farmacêuticos até ações de cuidado ao usuário. A proposta é contribuir para o aprimoramento, implementação e integração das atividades da assistência farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES