Piauí reduz casos de dengue em 49%

Levantamento foi feito em 128 municípios do estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí já registrou 2.449 casos suspeitos de dengue, no período de janeiro até 05 de maio deste ano, o que representa uma redução de 49,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A notificação foi realizada por 128 municípios piauienses e os dados são da Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde.

Apesar da redução dos casos, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, ressalta que a “população deve redobrar os cuidados e evitar qualquer recipiente que acumule água. Mesmo os vasilhames menores também podem ser um criadouro do mosquito da dengue, lembrando que o Aedes Aegypti pode levar a outras doenças, como chikungunya e zika”.

Nove municípios estão com registros de alta incidência, sendo eles: Alegrete do Piauí, Caldeirão Grande, Cocal, Lagoa do São Francisco, Marcolândia, Miguel Leão, Nossa Senhora dos Remédios, Picos e Simões.

Em relação às notificações para os casos suspeitos de zika vírus e chikungunya, os dados indicam uma crescente de: 84 e 178 casos, respectivamente. Portanto, a Secretaria de Estado da Saúde reforça as orientações sobre as medidas como: verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

Microcefalia

A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 160 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso. Destes, vinte e três estão em investigação, 75 já foram confirmados e 62 descartados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES