Piauí registra aumento de 11% nos casos de microcefalia

No boletim da semana passada o Estado havia registrado 53 casos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí registrou nesta terça-feira (12) um aumento de 11% nos casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika com relação à última semana epidemiológica.

No boletim da semana passada o Estado havia registrado 53 casos, já nessa foram 62 casos em 21 municípios do Estado. O número de óbitos com suspeita de relação com a doença permaneceu o mesmo, dois casos.

Segundo a gerente de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Miriane Araújo, a tendência para as próximas semanas é se manter ascendente o registro desses casos.

“Alguns fatores contribuem com esse aumento, como o acesso à informação por parte das gestantes que começaram a buscar atendimento direcionado para a detecção da doença”, disse.

Outro fator mencionado pela gerente foi a capacitação técnica dos profissionais de saúde para imprimir a investigação diagnóstica da doença.

“Desde o início da implantação do Plano Estadual de Prevenção e Controle da Dengue, Chikungunya, Zika e Microcefalia temos feito treinamento de equipes de saúde em vários municípios, dando prioridade aos que apresentaram casos de microcefalia com suspeito de ter relação com o zika vírus”, explica.

Nos próximos dias, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde percorrerão cidades do sul do Estado para dar continuidade à implantação do Plano emergencial, realizando estudos de casos, assessorando gestores e treinando os profissionais de saúde das unidades de saúde dos municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES