Piauí registra um aumento em 171,3% nos casos de Chikungunya

Foram 5.482 casos notificados em todo o Estado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí registrou uma redução de 6,6% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período de 2016. De 01 de janeiro a 27 de setembro deste ano, foram 4.700 casos notificados em 101 municípios.

Em relação à chikungunya, foram 5.482 casos notificados em todo o Estado, registrando aumento de 171,3% em relação ao mesmo período de 2016. As maiores incidências de chikungunya por 100 mil habitantes foram registradas nas cidades de Francinópolis,Cajueiro da Praia, São Raimundo Nonato, Várzea Branca e Luis Correia.

Os casos de zika registraram diminuição, quando comparados os anos de 2016 e 2017, com 218 e 162, respectivamente.

A explicação para a redução da dengue e aumento da chikungunya se dá pelo fato da dengue está a mais tempo instalada, “então as pessoas que adoeceram por um dos quatro tipos de vírus da dengue, nunca mais adoece por aquele vírus, mesmo que aquele vírus esteja circulando a pessoa já está imune. Enquanto que a chikungunya é uma doença mais recente, que se instalou há pouco mais de dois anos no Piauí, então toda a população está vulnerável a adoecer pela chikungunya”, disse o epidemiologista Inácio Lima.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES