Piauí registrou 533 casos novos de HIV/Aids em 2022; homens são maioria

Nota técnica da Sesapi aponta que, de 2018 a 2022, a faixa etária dos piauienses que mais apresentou novos casos da doença foi a de 20 a 34 anos

Piauí registrou 533 casos novos de HIV/Aids em 2022; homens são maioria | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com dados da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde, em 2022, o Piauí registrou 533 casos de HIV/Aids em adultos. A nota técnica que contém os dados da coordenação aponta ainda, que de 2018 a 2022, a faixa etária dos piauienses que mais apresentou novos casos da doença foi a de 20 a 34 anos, com 49% dos casos registrados.

Ainda segundo os dados, o sexo masculino foi o público mais atingido pelo HIV/AIDS, com 74% dos casos registrados no Estado de 2018 a 2022 sendo em homens. O boletim traz ainda as informações sobre os casos de AIDS em gestantes dentro do Piauí. De acordo com a nota técnica, de 1980 a 2021, o Estado registrou 1.076 casos de HIV/AIDS em gestantes sendo 2021 o ano com menor registro, apenas nove casos foram identificados, em 2022 não houve registros.

Piauí registrou 533 casos novos de HIV/Aids em 2022; homens são maioria - Foto: Agência Brasil

De 1980 a 2020, o Estado registrou 2.146 óbitos por HIV, sendo o ano de 2020 aquele onde o maior número foi constatado. Somente em 2020 foram 140 óbitos registrados dentro do Piauí.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, destaca que os números demonstram uma realidade dentro do Estado que precisa ser modificada, e que para isso o Piauí vem fazendo ações e buscando a conscientização da população sobre prevenção e testagem.

“Nós tivemos, neste mês de dezembro, ações realizadas em prol da campanha do Dezembro Vermelho, buscamos incentivar o uso de métodos de prevenção como o preservativo em relações sexuais e também a busca por serviços de saúde para testagem e identificação da infecção por HIV ou outras doenças”, destacou o gestor.

Karinna Amorim, coordenadora de ISTs da Sesapi, destaca que após a testagem e a identificação positiva do vírus, é de vital importância que a pessoa busque o serviço de saúde para dar início ao tratamento.

“Não somente começar a tratar como também manter é uma das nossas principais chamadas de atenção para a população. Uma vez que seja iniciado o tratamento, se a pessoa mantiver todos os procedimentos e etapas de maneira correta, ela pode atingir um nível de carga viral quase nula, que não irá interferir em seu dia a dia. Por isso, destacamos que é necessário o uso de preservativo durante a relação, além de testagem para identificação de doenças, que a pessoa faça a manutenção do tratamento, para que ele renda frutos e não evolua para um problema de saúde mais avançado”, destacou a coordenadora.

A nota técnica sobre os casos de HIV/AIDS dentro do estado do Piauí pode ser encontrada na aba de avisos e informes do site da Secretaria de Estado da Saúde.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES