Piauí sedia Encontro Nacional de Educação Contextualizada

O evento acontecerá no período de 13 a 15 de setembro

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí sediará de 13 a 15 de setembro o Encontro Nacional de Educação Contextualizada, da Articulação Semiárido Brasileiro (Asa).  O evento acontecerá no Hotel Cabana, em Teresina, e reunirá pessoas dos nove Estados que compõem o semiárido brasileiro, para  discutir os avançamos e perspectivas das ações, no sentido de fortalecer uma educação contextualizada para Convivência com o Semiárido e, a partir daí, pensar a atuação futura dentro deste debate.

O Encontro também será um espaço de intercâmbio  das várias experiências desenvolvidas pelas  ASAs estaduais acerca do trabalho  com a temática Educação Contextualizada.  Na manhã do 1° dia do evento, uma palestra aberta à comunidade, que terá como tema “O Papel da Educação na Transformação Social”, será ministrada pelo o sociólogo e educador Dr. Miguel Arroyo que abordará a importância da Educação no projeto de Convivência com o Semiárido.

Durante o evento também serão apresentadas experiências de educação relacionadas a temas como gênero, comunidades tradicionais, agroecologia, que contribuirão para o debate das ações de educação junto a abordagens específicas.

A educação contextualizada proposta pela ASA

 A Asa acredita que a educação contextualizada é um elemento fundamental na construção de um desenvolvimento sustentável no Semiárido. Ela precisa contemplar os desafios e perspectivas da educação no Semiárido, mas também a educação ambiental e o processo de desertificação no Semiárido. Através de Programas como Cisternas nas Escolas, a Asa leva a temática para dentro da sala de aula e possibilita que os conteúdos estudados tenham a ver com a realidade local. Os professores e alunos têm uma oportunidade de debater sobre a questão da água no Semiárido não a partir da perspectiva da escassez e da falta, mas a partir de uma visão crítica sobre a histórica concentração da água, fruto da forte desigualdade social da região e do país. Essa visão crítica também desmistifica a imagem do Semiárido como um local inóspito e sem vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES