Piauí será uma área livre da febre aftosa até mês de Maio

O Piauí está prestes a se tornar livre da aftosa para poder comercializar com o exterior

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí poderá ser certificado em maio deste ano como estado livre da aftosa com reconhecimento internacional. O rebanho piauiense já foi reconhecido como livre da doença, com reconhecimento nacional, no ano passado.

Para continuar sem a doença, está sendo realizada a campanha de vacinação de 2014, que teve início no dia 02 de janeiro e vai até o dia 31 do mesmo mês.

Com o reconhecimento em nível internacional, o criador piauiense poderá fazer a exportação de seu rebanho para outros países, com a certificação de uma carne segura para o consumo.

?Isso será uma conquista muito importante e irá valorizar ainda mais a nossa carne, o nosso rebanho?, disse o diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio Filho.

A meta desta campanha é imunizar 100% do rebanho bovino piauiense, superando o último índice vacinal da II etapa de 2013 (julho), que foi de 97,59%. Com isso, cerca de 1,7 milh?ao de cabeças de gado devem ser imunizadas.

?Nós já estamos livres da doença, mas precisamos manter o nosso animal imunizado, para que a aftosa não entre mais no Piauí. Estando livre da doença, o nosso animal é mais valorizado em nível nacional e até internacional?, pontuou José Antônio.

O prazo para o criador comprar a vacina vai até o dia 31 deste mês, e até o dia 15 de fevereiro o proprietário deve certificar a vacina em seu rebanho em um dos 200 escritórios da Adapi espalhados por todo o território piauiense.

A próxima etapa de vacinação contra febre aftosa está prevista para julho de 2014. Segundo o diretor-geral da Agência, 200 mil criadores já fizeram a certificação.

?Esse número não representa o total de cabeças de gado vacinadas, esse é apenas o número de pessoas que já fizeram a certificação dessa vacina?, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES