Piauí será o primeiro estado a diminuir população a partir de 2032

As projeções de população são monitoradas continuamente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde 1973 o IBGE produz projeções sobre a população do país, as quais têm fundamental importância para o cálculo de indicadores sociodemográficos, servindo de subsídio para a implementação de políticas públicas e a posterior avaliação de seus respectivos programas, bem como para estratégias de planejamento do setor privado. Além disso, possibilitam antecipar os desafios a serem enfrentados pela sociedade brasileira nas próximas décadas, assim como as oportunidades que surgirão em decorrência das mudanças demográficas.

Dada a importância do uso e suas consequências para o planejamento, as projeções de população são monitoradas continuamente, e passam por revisões periódicas para a incorporação de novas informações, quando são detectadas alterações nas hipóteses previstas para as componentes do crescimento demográfico, ou por mudança de metodologia. A última publicação havia sido a de 2013 e agora o IBGE publica uma revisão com base no ano de 2018, para o período 2010 – 2060, onde passaram por revisão: a população de partida da projeção; a componente fecundidade; e migração interna e internacional.

Com base na nova projeção o Piauí será a primeira unidade da federação a apresentar uma redução no total da população, já no ano de 2032. Por sua vez o Brasil como um todo, em razão de representar a média de todas as unidades da federação, apresentará  redução da população em 2048.  Apresentamos, abaixo, um gráfico que apresenta o ano em que o volume de população começará a diminuir em cada unidade da federação.

A projeção da população para o Piauí no período 2010 a 2060 aponta um conjunto de fatores que contribuem para esse fenômeno:

A) as piauienses apresentavam em 2010 uma taxa de fecundidade de 1,80 filhos por mulher que, segundo a projeção, tenderá a uma queda contínua ao longo do tempo atingindo a taxa de 1,69 no ano de 2060, tendo como consequência a redução de nascimentos;  

B)  em 2010 a esperança de vida do piauiense ao nascer era de 69,9 anos e em 2060 será de 77,03 anos. Assim, com o aumento da esperança de vida do piauiense haverá um consequente crescimento do número de idosos ao longo do tempo, bem como uma elevação do número de óbitos, o qual superará o número de nascimentos. Para termos termos uma ideia do fenômeno do envelhecimento da população, no ano de 2044 o volume da população piauiense de 65 anos ou mais de idade será superior ao volume da população menor de 15 anos;

C)  o saldo migratório (imigração menos emigração) é negativo para o estado do Piauí em todos os anos da projeção, havendo uma perda de habitantes da ordem de 15.131 habitantes em 2010 e de 10.734 habitantes em 2060.

Assim, em razão dos fatores explanados acima, a partir do ano de 2032 a taxa média geométrica de crescimento do Piauí passará a ser negativa, razão pela qual o total da população diminuirá ano a ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES