Piauí: Taxa de analfabetismo é 3 vezes maior entre pessoas com deficiência

O levantamento foi realizado por meio da compilação de informações de pesquisas do IBGE que trazem dados sobre a população com deficiência

Avalie a matéria:
PI: taxa de analfabetismo é três vezes maior entre pessoas com deficiência | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de analfabetismo entre pessoas com 10 anos ou mais de idade do Piauí é de 11,8%. Já quando considerada apenas a população com deficiência do estado, o índice atinge a marca de 39,7%. A diferença é evidenciada pelo estudo “Pessoas com deficiência e desigualdades sociais no Brasil  (2019)”, feito por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento foi realizado por meio da compilação de informações de pesquisas do IBGE que trazem dados sobre a população com deficiência. O estudo apresenta as características gerais do grupo populacional, aspectos relacionados ao trabalho, renda, moradia, educação, saúde, participação e gestão.

PI: taxa de analfabetismo é três vezes maior entre pessoas com deficiência - Foto: Reprodução

Ainda conforme o estudo, pessoas com deficiência têm índices de escolaridade inferiores às médias da população sem deficiência do estado. Possuem até o ensino fundamental incompleto 43% da população sem deficiência e 77,3% das pessoas com deficiência; do fundamental completo ao médio incompleto, são 13,2% da população sem deficiência e apenas 6,9% das pessoas com deficiência; do médio completo até o superior incompleto, há 30,1% da população sem deficiência e 11,5% das pessoas com deficiência; e com superior completo, há 13,7% da população sem deficiência e apenas 4,3% das pessoas com deficiência.

Cerca de 9,7% dos habitantes do Piauí possuem algum tipo de deficiência, o que representa 302 mil pessoas, de acordo com o levantamento. A taxa de pessoas com deficiência cresce quanto mais avançada a faixa etária: enquanto apenas 1,9% das crianças entre 2 e 9 anos de idade estão nessa condição, o índice chega a 50,9% entre as pessoas com 60 anos ou mais de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES