Piauí tem a 7ª maior perda de qualidade de vida do país, diz IBGE

Para o Brasil como um todo, o índice é de 0,158. Ou seja, a população piauiense tem uma qualidade de vida inferior à média brasileira

Piauí tem a 7ª maior perda de qualidade de vida do país | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com base em dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) elaborou o Índice de Perda de Qualidade de Vida (IPQV). Para fazer o cálculo, é feita uma análise conjunta sobre temas relacionados às condições de vida dos brasileiros. O resultado do indicador varia entre zero e um, sendo que, quanto mais próximo de zero, menos perdas. Esse trabalho apontou que o Piauí possui o sétimo maior IPQV do país: 0,213. 

Para o Brasil como um todo, o índice é de 0,158. Ou seja, a população piauiense tem uma qualidade de vida inferior à média brasileira. O melhor IPQV é do estado de Santa Catarina, que obteve o valor de 0,100. Por sua vez o estado com o pior indicador de perda de qualidade de vida da população é o do Maranhão, cujo IPQV é de 0,260. Os estados com indicadores de perda de qualidade de vida maior que o apresentado pelo Piauí, além do Maranhão, são: Pará (0,244), Acre (0,238), Amapá (0,224), Alagoas (0,218) e Amazonas (0,216).

Informações monetárias, não monetárias e avaliações subjetivas foram utilizadas, de forma integrada, para elaborar o índice. Nove temas foram considerados: renda, moradia, acesso a serviços de utilidade pública, saúde, educação, acesso aos serviços financeiros e padrão de vida, alimentação, transporte e lazer e viagem. Para possibilitar comparações adequadas, também foram inclusos na análise fatores individuais e sociais específicos que afetam a conversão da renda em qualidade de vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES