Piauí tem a menor taxa de assassinatos do Norte e Nordeste

Com 21,42 assassinatos por 100.000 habitantes, taxa no estado é a 9ª menor do país

Avalie a matéria:
arma | arma
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes no Piauí foi a menor entre os estados das regiões Norte e Nordeste em 2020. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (12) pelo Monitor de Violência do site G1, que usa como base os dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. No ano passado, 703 pessoas perderam a vida no estado de forma violenta. Com 21,42 assassinatos por 100.000 habitantes, a taxa piauiense foi a 9ª menor do país. O estado vizinho do Maranhão registou 27,34 e o Ceará ficou com o pior índice em todo o Brasil: 43,96.

“Mesmo com um número de homicídios que considero elevado, o Piauí segue como o Estado com menos homicídios no Nordeste do Brasil e 9ª posição no Brasil. Tivemos uma redução no Nordeste em relação a 2017 e 2018. Com mais investimentos no PRO Segurança, chamamento de concursados e mais concurso para pessoal, mais viaturas e mais outros investimentos, esperamos reduzir mais ainda a criminalidade e homicídios em 2021”, afirmou o governador.

No ano passado, 703 pessoas foram assassinadas no Piauí (Foto: reprodução)

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Rubens Pereira, diz que o Governo do Estado está intensificando as operações que integram atuações das polícias estaduais para reduzir esses indicadores, especialmente nas chamadas “zonas quentes”, no norte do Estado (região de Luzilândia) e em Teresina. “Com essa determinação (de reduzir os indicadores negativos) o Governo autorizou nomeações de novos delegados, peritos e agentes. Também autorizou concurso para a PM (690 vagas), além de locar mais de 240 viaturas novas para os municípios do Piauí. Com essas medidas, acreditamos que sentiremos redução dos índices”, afirmou Rubens Pereira.

O ano de 2020 foi marcado por muitos investimentos na área de segurança pública. Além de melhorias e inauguração de delegacias, foram adquiridos equipamentos para vários setores e ainda realizadas ações e criados aplicativos que auxiliaram a melhor atender e proteger a população piauiense.

Entre os investimentos, destacam-se o novo Complexo de Delegacias Especializadas instalado no bairro Marquês, região norte de Teresina; a Patrulha Maria da Penha, o App Protege Celular, a nova sede do Instituto de Identificação em Parnaíba e unidade de segurança em Gilbués.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES