Piauí tem aumento no foco de queimadas no mês de setembro, diz INPE

No âmbito nacional, o Piauí fechou o mês de setembro na 9ª posição e em 3º entre os estados do Nordeste

Piauí tem aumento no foco de queimadas no mês de setembro, diz INPE | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí encerrou o mês de setembro de 2022 com o total de 2.731 focos de incêndio. A informação consta no sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Se comparado ao mês de agosto, que teve 1.659 focos, houve um aumento de 64% na quantidade de queimadas. O mês de outubro já consta no sistema um total de 1.718 focos de queimadas.

Com relação ao bioma atingido pelas queimadas no estado, o INPE informou que 1.589 focos foram detectados no Cerrado e 1.133 na Caatinga. Uruçuí foi o município piauiense que mais apresentou focos de queimadas, com 242 ocorrências.

ACESSE AQUI MAIS DADOS

A lista tem ainda Baixa Grande do Ribeiro com 137; Manoel Emídio com 135; Santa Filomena com 127; Floriano com 90; Gilbués com 80; Ribeiro Gonçalves com 79; Canto do Buriti com 77, Sebastião Leal com 75 e Monte alegre do Piauí com 71.

Piauí tem aumento no foco de queimadas no mês de setembro, diz INPE - Foto: Reprodução

No âmbito nacional, o Piauí fechou o mês de setembro na 9ª posição e em 3º entre os estados do Nordeste. 

O estado do Pará lidera o número de focos de queimadas no país com 12.696 ocorrências, seguido do Mato Grosso com 8.876; Amazonas com 8.659; Acre com 6.693; Rondônia com 5.354; Maranhão com 4.166; Bahia com 2.770; Tocantins com 2.753; Piauí com 2.731 e Minas Gerais com 2.518.

Operação Guardiões do Bioma combate queimadas

Para combater o desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais, proteger as terras indígenas e desmantelar organizações criminosas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) executa, desde 2021, a Operação Guardiões do Bioma, de forma permanente, e conta com a atuação integrada de órgãos federais e estaduais. São três eixos de atuação: combate ao desmatamento ilegal, queimadas e incêndios florestais e proteção de terras indígenas.

A atuação acontece em 15 estados dos biomas Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Caatinga. Em 2022, com a inclusão dos biomas Mata Atlântica e Caatinga, quatro novos estados passaram a fazer parte da força-tarefa: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Piauí. Além destes estados, a operação acontece no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES