Piauí tem baixo índice de mulheres que realizam mamografia a cada 2 anos

A renda ainda é um obstáculo para que as mulheres da faixa etária recomendada façam o exame com regularidade

Piauí tem baixo índice de mulheres que realizam mamografia a cada 2 anos | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar do Ministério da Saúde recomendar que as mulheres entre 50 e 69 anos de idade realizem uma mamografia a cada intervalo de dois anos, o índice daquelas que cumprem a orientação é baixo. No Piauí, menos da metade (45,6%) das mulheres que estão nessa faixa etária realizaram o exame no biênio que antecedeu à entrevista da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019. O levantamento foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em todo o mundo, o tipo de câncer que mais atinge as mulheres é o de mama e ele é o segundo responsável por mortes provocadas por tumores malignos entre elas. Ainda conforme o estudo, a detecção precoce da doença permite aumentar as chances de cura, assim como possibilitar um tratamento não mutilador. No entanto, em todo o país, apenas 58,3% das mulheres entre 50 e 69 anos de idade realizaram a mamografia no período investigado.

Em todo o mundo, o tipo de câncer que mais atinge as mulheres é o de mama - Foto: Reprodução/Internet

A renda ainda é um obstáculo para que as mulheres da faixa etária recomendada façam o exame com regularidade. A pesquisa mostra que a proporção de realização da mamografia aumenta quanto maior o rendimento domiciliar per capita. No Piauí, enquanto apenas 25,6% dessas mulheres com rendimento de até um quarto do salário mínimo por pessoa realizou o exame no biênio investigado, o índice chega a 95,6% entre aquelas com rendimento per capita acima de cinco salários mínimos.

No Brasil, a situação é semelhante, apesar da diferença entre os percentuais ser menor. Entre as brasileiras de 50 a 69 anos de idade com rendimento domiciliar per capita de até um quarto do salário mínimo, cerca de 42,9% realizaram a mamografia no período investigado. Já entre aquelas com rendimento domiciliar por pessoa acima de cinco salários mínimos, a taxa sobe para 83,7%.

Outro entrave no acesso ao exame é o nível de escolaridade. No Piauí, entre as mulheres de 50 a 69 anos de idade com, no máximo, ensino fundamental incompleto, cerca de 34,8% realizaram a mamografia há menos de dois anos da data de entrevista da pesquisa. Entre aquelas com ensino superior completo, a taxa chega a 78,6%. No Brasil, a desigualdade também é evidente: entre as mulheres que não chegaram a completar o ensino fundamental, a proporção é de 49%. Já entre as que possuem ensino superior completo, o índice é de 77,8%.

 Exame preventivo de câncer de colo do útero

Ao contrário do baixo índice de realização da mamografia, a realização do exame preventivo de câncer do colo do útero é mais frequente. No Piauí, três a cada dez mulheres (75%) de 25 a 64 anos de idade se submeteram ao exame há menos de três anos da data de entrevista da pesquisa. No Brasil, a taxa chega a 81,3%.  

O Ministério da Saúde recomenda que toda mulher que já teve atividade sexual realize o exame periodicamente, especialmente aquelas entre 25 e 59 anos de idade. Conforme as orientações, os dois primeiros exames devem ser anuais e, se os resultados estiverem normais, só é necessário repetir a cada três anos.

Também conhecido como Papanicolau, o exame visa mapear alterações celulares que podem evoluir para o câncer do colo do útero. Conforme a PNS, além da detecção precoce do tumor maligno, o exame também permite identificar outras infecções que precisam ser tratadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES