A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua induzindo chuvas no Piauí. A previsão para esta semana é de mais precipitações, principalmente na região sudoeste do Piauí, com ocorrências mais intensas ao sul do estado. É o que mostra o boletim da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 

Segundo o Instituto de Meteorologia (INMET), na região do MATOPIBA (área que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 40 e 90 mmO órgão, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas que abrange 8 municípios do Piauí, localizados no extremo sul. O aviso é válido até as 9h desta terça-feira (08).

Municípios da região Sudoeste do Piauí tem previsão de fortes chuvas | FOTO: ReproduçãoMunicípios da região Sudoeste do Piauí tem previsão de fortes chuvas | FOTO: Reprodução

Municípios em alerta para chuvas intensas

  1. Baixa Grande do Ribeiro
  2. Barreiras do Piauí
  3. Corrente
  4. Cristalândia do Piauí
  5. Gilbués
  6. Monte Alegre do Piauí
  7. Santa Filomena
  8. São Gonçalo do Gurguéia

Previsão para esta semana até quarta-feira (9)

Entre as regiões Centro e Norte do Piauí, o tempo deve variar entre ensolarado e parcialmente nublado com possibilidade de chuva fraca, nesta segunda-feira (07). 

Nesta terça-feira (8), o tempo na região Norte deve ser parcialmente nublado com chuvas isoladas. Já  nas regiões Centro Norte e Sudeste, o tempo deve ficar parcialmente nublado com chuvas e trovoadas isoladas. Mais ao sul do Piauí, a previsão aponta para tempo parcialmente nublado a nublado com episódios de chuva forte. 

Na quarta-feira (9), o tempo deve variar entre parcialmente nublado e nublado com pancadas de chuvas e trovoadas, sendo mais expressivas no centrossul e extremo sudoeste.