Piauí tem saldo positivo na abertura de empresas, aponta Jucepi

No acumulado do ano, foram registradas 4.683 empresas, enquanto baixaram 2.100. O Piauí acumula 229.663 empresas ativas.

abertura | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de empresas abertas continua em crescimento no Piauí e o estado tem saldo positivo entre abertura e fechamento. De acordo com a Junta Comercial do Estado (Jucepi), foram abertas 604 empresas em outubro de 2020, contra o fechamento de 230 empresas. No acumulado do ano, foram registradas 4.683 empresas, enquanto baixaram 2.100. O Piauí acumula 229.663 empresas ativas. Cabe ressaltar que tanto a abertura como o fechamento dessas empresas foram realizados online no portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br) e não incluem os microempreendedores individuais (MEI) do portal do Empreendedor.

A presidente Alzenir Porto atribui o crescimento à facilidade de abrir empresas no Piauí e as medidas do Governo do Estado para estimular a economia. “A abertura de empresa é 100% online no Piauí Digital e acontece em qualquer horário do dia e da semana e de qualquer lugar do país ou do mundo. Com o ambiente de negócios favorável e desburocratizado, o estado está atraindo novos investimentos e isso se reflete no crescimento contínuo de novas empresas”, explica.

Piauí tem saldo positivo na abertura de empresas - Foto: Divulgação

A abertura de empresas 24h é realizada por meio do sistema de registro automático. Esta modalidade funciona quando o empresário preenche as informações da ficha cadastral eletrônica e opta pelo contrato padrão do Piauí Digital. Após o protocolo, o sistema aprova o registro da empresa e emite o CNPJ em até dois minutos. O registro automático representa mais de 60% das empresas abertas no ano.

Os dados da Jucepi apontam o comércio como o segmento que mais abriu empresas no estado, cerca de 48%, com 2.233 empresas até outubro de 2020.  As demais atividades econômicas são saúde (402), atividades profissionais (386), construção (296), alojamento e alimentação (244). A capital Teresina é onde 45% das empresas abertas (2.118) estão localizadas, seguida dos municípios de Parnaíba (235), Picos (216), Floriano (176) e Uruçuí (85).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES