Piauí terá 4 mil novos casos de câncer

Em Teresina, com exceção do câncer de pele, o de próstata ainda se mantém como o mais comum entre os homens e o de mama entre as mulheres.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. A data incentiva a discussão sobre a doença. Uma estimativa feita pelo Instituto Nacional do Câncer mostra que em 2010 o Piauí pode ter mais de 4 mil novos casos da doença, sendo 32% deles concentrados somente na capital.

Em Teresina, com exceção do câncer de pele, que tem maior ocorrência tanto em membros do sexo feminino como masculino, o câncer de próstata ainda se mantém como o mais comum entre os homens e o de mama entre as mulheres, com expectativa de 210 e 150 novos casos em 2010, respectivamente.

Entre as crianças, a leucemia é o tipo de câncer mais recorrente, podendo corresponder a 35% dos registros. Esse dado é confirmado pela coordenadora do Lar de Maria, Graça Andrade, instituição que hospeda crianças e seus acompanhantes vindos de outras localidades para fazerem tratamento em Teresina.

O maior desafio para a cura desses pacientes continua sendo a falta de informação e atendimento adequado. ?Essas crianças vem geralmente de cidades pequenas e às vezes são diagnosticadas com anemia. Quando a doença é descoberta, já encontra-se em grau avançado?, declara Graça Andrade.

Entre as 48 crianças hospedadas no Lar de Maria, encontra-se Carla Tatiane Matos Viana. Acompanhada da irmã Carmem Lucia Viana, ela enfrenta a luta contra um Linfoma há dois anos. De acordo com o estudo divulgado pelo INCA, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre crianças. Ele afeta o sistema linfático, atingindo as células responsáveis pela imunidade.

Atualmente, Carla Tatiane não precisa mais fazer quimioterapia, mas aguarda o resultado de um exame para saber se precisará retomar o tratamento. ?Apareceu uma glândula embaixo do braço e a gente ainda não sabe o que é?, disse a irmã Carmem Lúcia.

Segundo a coordenadora do Lar de Maria, as crianças não tem exatamente a noção das consequências que a doença pode trazer. ?Por isso elas lidam com o problema melhor do que as mães, por exemplo?, disse Gracinha. No entanto, a lembrança das sessões de quimioterapia ainda estão bem vivas para Carla Tatiane. ?Eu vomitava, só faltava era morrer. Nem conseguia comer nada?, relata a menina.

A importância da descoberta precoce

Tudo começa a partir da observação do próprio corpo. Os especialistas no tratamento contra o câncer são unânimes ao dizer que a descoberta do problema logo no início é a melhor forma de aumentar as chances de cura. O auto exame, aliado à mamografia anual no caso da descoberta do câncer de mama e o exame de toque, juntamente com o de sangue, para descobrir o câncer de próstata, são os meios mais indicados pelos médicos.

Segundo o urologista Giuliano Alta, ainda não foi descoberto um método eficaz de prevenção do câncer de próstata. Por isso, os exames regulares são ainda mais importantes. ?Se a doença for descoberta quando ainda está localizada, o índice de cura chega a 90%. No entanto, quando ela sai da próstata, reduz para 30%?, ressalta o médico.

Segundo a mastologista Andréia Rufino a maior possibilidade de cura do câncer de mama está relacionado diretamente ao tamanho do nódulo. ?Quando a gente chega a sentí-lo através do auto-exame é porque já ele já está maior que um centímetro. A mamografia detecta tumores menores e facilita o tratamento?, afirma a mastologista.

Ela revela que apenas 20% dos casos de câncer de mama são hereditários. O restante está relacionado aos hábitos de vida. ?A ingestão de gordura de origem animal, a falta de atividades físicas, grande ingestão de açúcares e peso acima do ideal, aumentam os índices desse tipo de câncer?, disse a especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES