Piauí terá 81 estações agrometeorológicas

O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Emater, Marcos Oliveira

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um acordo de cooperação técnica celebrado entre o Emater-PI,  o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais e o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação , prevê a instalação de 81 estações agrometeorológicas no Piauí.  O anúncio foi feito pelo diretor-geral do Emater, Marcos Oliveira, em audiência com o governador Wellington Dias.

A estação possibilita a obtenção  de dados ambientais (pluviométricos, hidrológicos, geotécnicos ou outros), disponíveis em tempo real, além do compartilhamento de informações, com o objetivo de propiciar ações de monitoramento e alerta de desastres naturais em áreas de risco, contribuindo para ações preventivas das defesas civis e, consequentemente, minimizar o números de vítimas e danos materiais decorrentes de desastres naturais.

Marcos Oliveira destacou a grande utilidade da ferramenta para os agricultores. “Com a estação vamos monitorar as chuvas e medir o nível de umidade no solo. Isso ajudará a programar o momento certo do plantio e as culturas adequadas a cada área” explicou.

Nas estações serão instaladas plataformas de coleta de dados ambientais – PCD’s, munidas de pluviômetro automático, estação hidrológica, sensores de umidade e outros instrumentos geotécnicos. Os equipamentos possuem placa fotovoltaica que capta energia solar, dispensando energia elétrica. Os dados captados serão enviados por sinal de celular, havendo a necessidade de cobertura de operadora no local. Os locais de instalação das estações agrometeorológicas ainda serão definidos.

“Autorizamos a implementação de tudo o que for necessário para termos essa tecnologia no Piauí, que será de grande serventia não só para os agricultores, mas para o próprio estado quanto ao monitoramento de desastres” assinalou o governador Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES