Piauí terá escola italiana de turismo

A importância do ato reside na agilidade com que foi celebrado o acordo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um dos resultados mais importantes obtidos por Wellington Dias em sua viagem ? Europa aconteceu na Regi?o do Veneto, cuja capital ? Veneza, um dos mais famosos cart?es postais do mundo e um desenvolvido centro de com?rcio do continente. O reitor Beiamino Faoro, do Instituto Profissional do Estado para o Servi?o de Hotelaria e Gastronomia (IPSSAR), Giuseppe Maffioli, assinou um conv?nio com o governador do Piau? visando a instala??o de uma unidade da escola em Parna?ba. Localizado na cidade de Castefranco, na prov?ncia de Treviso, o IPSSAR ? uma das mais respeitadas faculdades neste setor em toda a Europa. Ali s?o formados os grandes chefes da cozinha italiana, m?tres, gar?ons, bem como, pessoal da ?rea administrativa hoteleira.

A import?ncia do ato reside na agilidade com que foi celebrado o acordo; t?o logo chegou na regi?o, a delega??o piauiense e os gestores do IPSSAR j? assinaram a documenta??o necess?ria ? parceria. O mais significativo, por?m, est? na transfer?ncia de t?o conceituado servi?o para os piauienses interessados em se qualificar numa ?rea que vai gerar grande demanda com os investimentos que o Governo est? captando para o turismo no Estado. ?Se os piauienses j? s?o reconhecidos como os mais numerosos e competentes trabalhadores de gastronomia no Brasil, agora ter?o mais uma oportunidade de enriquecerem suas qualifica?es?, comemorou Wellington Dias.

Apesar da celeridade da assinatura, o conv?nio ? conseq??ncia das prof?cuas e j? duradouras rela?es de amizade e coopera??o entre a Regi?o do Veneto e o Piau?. Representada no Estado pelo padre italiano, Umberto Pietrogrande, a administra??o regional j? mant?m uma s?rie de atividades no Estado: s?o projetos de hortifruticultura hi?nica para ?reas carentes de Teresina, com t?cnicas produzidas pela Universidade de P?dua; um hospital no Bairro Pedra Mole e v?rias escolas agr?colas localizadas na comunidade rural teresinense do Soinho e nos munic?pios de Miguel Alves e S?o Pedro do Piau?.

Outro facilitador desta coopera??o ? uma entidade italiana da Regi?o do Veneto, denominada Amigos dos Estados do Esp?rito Santo e do Piau?, formada por competentes empres?rios e t?cnicos h?beis na elabora??o de projetos cooperativos formatados dentro dos padr?es de aceita??o para os parlamentos da It?lia e do Brasil. ?O padre Pietrogrande ? o nosso grande embaixador no Veneto?, pronunciou-se emocionado o gerente de Projetos Estrat?gicos do Governo do Estado, Jorge Lopes, durante cerim?nia na sede do IPSSAR.

Ainda nesta semana, o professor Giancarlo Saretta, t?cnico da atividade hoteleira do IPSSAR vir? ao Piau? para uma s?rie de negocia?es com o Governo do Estado e para uma visita ? Escola de Turismo Petr?nio Portela, em Parna?ba, que ser? inteiramente reformada e equipada dentro dos padr?es de qualidade exigidos pelo instituo italiano. Entusiasmado com as rela?es cooperativas entre Veneto e Piau?, o professor quer dar a m?xima agilidade ao processo. ?A escola piauiense dever? funcionar at? o in?cio do pr?ximo ano?, informa o secret?rio de Turismo, S?lvio Leite, ressaltando que este investimento ser? fundamental para o suporte dos v?rios servi?os demandados pelos resorts, hot?is de charme, condom?nios residenciais e campos de golfe que empres?rios europeus estar?o edificando no litoral piauiense com o apoio integral da pol?tica de capta??o de neg?cios estrangeiros instalada pelo governador Wellington Dias.

A escola de gastronomia e hotelaria parnaibana vai incluir parcerias com os minist?rios de Rela?es Exteriores de ambos os pa?ses, minist?rios da Educa??o, Turismo, Embratur, al?m da participa??o das secretarias estaduais do Turismo, Educa??o e Piemtur.

Durante a assinatura do conv?nio, em Castelfranco, o governador Wellington Dias tamb?m exaltou a atua??o do professor Bruno Brunello, ex-reitor do IPSSAR e atual membro executivo da faculdade, al?m de Conselheiro do Instituto de Hotelaria da Regi?o do Veneto. No auge de seus 78 anos, ele demonstra jovial vigor



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES