Piauí terá novas unidades de saúde para tratamento contra o tabagismo

Atualmente, apenas o Hospital da Universidade Federal do Piauí oferece o tratamento

Piauí terá novas unidades de saúde para tratamento contra o tabagismo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Elevar para onze o n?mero de unidades de sa?de que oferecem o tratamento contra o tabagismo ainda esse ano. Esse ? o objetivo da Secretaria Estadual de Sa?de no Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta sexta-feira, 29. Atualmente, apenas o Hospital da Universidade Federal do Piau? oferece o tratamento pelo Sistema ?nico de Sa?de (SUS) no Estado.

Para atingir esse objetivo, a Secretaria j? capacitou profissionais dos Hospitais Areolino de Abreu, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Get?lio Vargas e do Hospital do Mocambinho, al?m de dois Centros de Apoio Psicossocial do munic?pio de Teresina, o Capes Leste e o AD (para tratamento contra o ?lcool e drogas). No interior do Estado, foram capacitados os hospitais dos munic?pios de Parna?ba, Lu?s Correia, Cocal e Buriti dos Lopes. ?Nossa meta ? que em seis meses o tratamento esteja dispon?vel para a popula??o em todos esses pontos?, diz a coordenadora estadual de Aten??o a Sa?de do Adulto e Idoso, Norma Sueli.

Para comemorar o dia no Estado, o Hospital Areolino de Abreu e a Maternidade Dona Evangelina Rosa, prepararam programa?es especiais. Na Maternidade, foram distribu?dos materiais de divulga??o sobre os perigos do fumo, al?m de palestra com o tema: O Impacto do Fumo nas Vias Respirat?rias, ministrada pelo m?dico cardiologista Itamar Costa e apresentada pelo Comit? de Combate ao Tabagismo.

No Hospital Areolino de Abreu, funcion?rios, estagi?rios e pacientes participaram de atividades que foram desde teatro at? apresenta??o de fantoches e distribui??o de material educativo. Tudo com o objetivo de alertar para os perigos do cigarro. ?Nosso objetivo ? maior. Estamos concluindo uma pesquisa que j? demonstrou que ? significativo o n?mero de funcion?rios que fumam e mais ainda de pacientes. Por isso al?m de oferecermos tratamento para todos da comunidade, vamos fazer um programa especial com os nossos funcion?rios, para depois come?armos a trabalhar os ambientes. Nossa prioridade tamb?m ? transformar o Hospital num Ambiente Livre do Fumo?, explica M?rcia Astr?s, diretora do Hospital Areolino de Abreu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES