Piauí terá período chuvoso menos intenso em 2017, diz metereologia

Chuvas que cairam nesta semana indicam o fim do BRO-Bró

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período de calor intenso e baixa umidade relativa do ar, característico dos quatro últimos meses do ano, já chegou ao fim. Conhecido no Piauí como B-R-O Bró, as altas temperaturas que comumente são registradas entre os meses de setembro e dezembro já deram lugar a um clima mais ameno, com o início do período chuvoso iniciado esta semana. É o que afirma a gerente de Hidrometeorologia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Sônia Feitosa.

“Podemos considerar que as chuvas que caíram esta semana no Piauí já sinalizam o início do período chuvoso. O B-R-O Bró, que tanto desconforto traz aos piauienses, acabou, e a partir de agora teremos temperaturas mais baixas e a umidade do ar aumenta, ficando entre 45% e 60%”, diz a meteorologista.

Ainda de acordo com Sônia Feitosa, o período chuvoso, que vai de dezembro deste ano a maio de 2017, deve ser menos intenso que o observado nos últimos anos. E o que explica este fenômeno é a atuação de duas zonas de convergência (locais de interação entre ventos). A primeira delas é a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que favorece um volume maior de chuvas no sul do Estado.

A Zona de Convergência Intertropical atua sobre o centro-norte do Piauí, e deve provocar menos chuvas que as que cairão sobre a região sul, influenciada pelo aquecimento das águas do oceano atlântico. “As precipitações vão se intensificar a partir do mês de fevereiro de 2017, em Teresina e nas cidades do centro-norte. Até lá, teremos chuvas isoladas e abaixo da média”, conclui Sônia Feitosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES