Piauí terá que qualificar 51 mil trabalhadores para indústrias

Segundo Mapa do Trabalho Industrial, do SENAI, áreas de metalmecânica, alimentos e eletroeletrônica demandarão técnicos capacitados em quatro anos

Qualificação | Divulgação RadioMais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí terá de qualificar 51.863 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre os anos de 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e divulgado nesta segunda-feira (30).

Segundo a coordenadora de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI-PI, Sandra Silva, os setores que mais vão demandar mão de obra técnica profissional, nos próximos anos, são de energia e telecomunicações; têxtil; metalmecânica; informática; e profissionais habilitados em profissões transversais, ou seja, que atuam em qualquer segmento, como técnico em eletrotécnica.

A gestora do SENAI afirma que, com essa janela de oportunidades, a capacitação profissional dos jovens, por meio da formação técnica, é importante para melhorar a produtividade e a competitividade das empresas. Ressalta também que a formação técnica é o caminho mais curto para o jovem conseguir colocação no mercado de trabalho.

“A educação profissional vai favorecer e facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho, principalmente porque, por parte das empresas, a demanda maior é por profissionais técnicos”, afirmou.

Qualificação profissional

O estudo prevê, ainda, que o Piauí precisará aperfeiçoar a formação de trabalhadores que já estão empregados, com oferta de cursos de qualificação, de carga horária superior a 200 horas, voltados ao desenvolvimento de novas competências e capacidades dos profissionais. As maiores demandas estão nas áreas de metalmecânica; alimentos; eletroeletrônica; confecção e vestuário; e energia e telecomunicações.

James Hermes dos Santos, de 63 anos, atua no setor gráfico do Piauí há quatro décadas. Com vasta experiência, ela percebe que a indústria de impressões tem se modernizado cada vez mais, principalmente na digitalização do processos produtivos.

“Hoje nós já não pegamos pessoas para formar dentro da empresa como era antigamente. Ou o profissional vem qualificado ou não tem emprego. Ele não vai para dentro da gráfica sem conhecimento”, salientou.

O Mapa do Trabalho Industrial mostra, ainda, que entre as ocupações que exigem cursos de qualificação técnica de carga horária menor de 200 horas e que mais vão demandar profissionais capacitados no Piauí, estão logística e transporte; alimentos; transversais; metalmecânica; e construção. (Por Cristiano Carlos/Do RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES