Piauí ultrapassa estados e é líder nacional em número de matrículas

Taxa do Piauí é maior do que Distrito Federal e São Paulo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o campeão nacional em crianças matriculadas na rede pública de ensino, de acordo com o anuário do movimento "Todos Pela Educação". Essa posição indica que em médio prazo os índices do analfabetismo do Estado devem retrair progressivamente.

A taxa de matrículas do Piauí é de 96,1%, e ultrapassa o índice de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, cada um tem um índice de 86,7%, 89,6% e 81%, respectivamente. Com esse percentual de crianças em idade escolar frequentando as aulas, a tendência é o Piauí registrar a cada ano um crescimento contínuo da população alfabetizada.

Em consequência disso, em breve, o Estado deve experimentar uma redução acentuada do número de analfabetos, na medida em que um número bastante reduzido de jovens chegará à idade adulta sem saber ler e, por outro lado, o governo avança na implementação de programas de alfabetização de adultos. Atualmente, o Piauí ocupa a segunda posição no ranking nacional em número de analfabetos em na idade adulta, com índice de 19,7%.

A superintendente de ensino da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Viviane Fernandes, afirma que o dado referente às matrículas é reflexo do trabalho de atendimento na educação infantil desenvolvido em todos os municípios piauienses. Outro fator é o Piauí ser o Estado que proporcionalmente possui mais pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família, o que obriga os pais a matricularem e manterem seus filhos na Escola. “A meta para 2016 é universalizar o ensino infantil. O Estado já está bem perto disso”, acrescenta Viviane.

Todavia, a alta taxa de distorção idade série e a evasão escolar tornam-se problemas para redução do analfabetismo. Contra isto, a Seduc está implantando programas como o Poupança Jovem, que irá garantir uma bolsa no valor de R$ 1.500 para os alunos concluírem o Ensino Médio; e o Palavra de Criança que tem o objetivo de fazer todas as crianças de 79 municípios inscritos saberem ler e compreenderem textos já nas primeiras séries. A intenção é posteriormente levar as ações para todos os municípios.

O Anuário do "Todos Pela Educação" é elaborado com os números do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), apurados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e com os dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), disponibilizados pelo Ministério da Educação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES