SEÇÕES

Piauí vai inaugurar o 1° Centro de Reinserção do Brasil

Dependentes químicos terão um centro que o ajudará na inserção ao mercado de trabalho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para uma recuperação efetiva da dependência química é preciso trabalhar aspectos biológicos, psicológicos e sociais do indivíduo. A reinserção do dependente químico em abstinência no mercado de trabalho é muito mais delicada do que se pensa. O indivíduo, que muitas vezes é julgado e discriminado por se envolver nas drogas, não encontra oportunidades na sociedade para se reerguer como ser humano.

É nesse contexto, em que muitos dependentes em abstinência se encontram com as portas fechadas para a oportunidade, que a Secretaria Municipal da Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas – (Semcaspi), em parceria com a Fazenda da Paz - comunidade terapêutica que oferece acolhimento para jovens e adultos dependentes químicos no Piauí, vão inaugurar no mês de março o primeiro Centro de Reinserção de Dependentes Químicos do Brasil.

O secretário municipal da Semcaspi, Samuel Silveira, destacou que o projeto surgiu a partir do diálogo com as comunidades terapêuticas quanto à dificuldade dos dependentes para encontrar uma vaga de emprego após deixar o acolhimento. “Esse será o primeiro Centro de reinserção de dependentes químicos egressos de comunidades terapêuticas do Brasil e será inaugurado no dia 11 de março. Pensamos em um formato de equipamento para que, após a saída das comunidades, esse indivíduo possa reunir forças para permanecer longe das drogas. Estamos esperançosos de que Teresina seja pioneira mais uma vez nas políticas de acolhimento e reinserção de dependentes químicos”, adiantou.

Célio Luiz Barbosa, coordenador-geral da Fazenda da Paz, esclareceu que a comunidade terapêutica foi convidada para participar do projeto e participou de uma reunião com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, oportunidade em que apresentou as diretrizes do Centro. De acordo com Célio, o governo federal não só aprovou a proposta, quanto sinalizou o desejo de replicar a ferramenta para outras cidades do Brasil.

“A Fazenda da Paz foi convidada para ajudar a montar esse Centro, que vai abranger e dar possibilidade ao ex-dependente químico de conseguir uma formação junto à Fundação Wall Ferraz e entrar no mercado de trabalho de igual para igual com outros candidatos a uma vaga de emprego. Será um centro de desenvolvimento social voltado para os dependentes químicos oriundos dos serviços de atendimento da capital. É um avanço de reinserção do dependente químico”, avaliou Célio Barbosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos