Piauí vai ter projeto de cooperação com a Fiocruz

Piauí vai ter projeto de cooperação com a Fiocruz

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Funda??o Osvaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Buss, esteve, nesta quarta-feira, 22, acompanhado do representante da Organiza??o Panamericana de Sa?de/ Organiza??o Mundial de Sa?de (OPAS/OMS), Diego Vict?ria, em audi?ncia com o governador Wellington Dias e o secret?rio Assis Carvalho para discutir o projeto de coopera??o t?cnico-cient?fica da Fiocruz no Piau?.

Segundo Paulo Buss, h? uma vontade pol?tica de trazer a institui??o para o Piau?. ?N?s temos uma id?ia que cada novo instituto custe em torno de R$ 50 milh?es em quatro anos, ou seja, R$ 12,5 milh?es ao ano o custeio do governo federal. Dentro do CresPac, que seria um Plano de Acelera??o do Crescimento da Sa?de, que deve ser lan?ado pelo Governo nos pr?ximos 30 dias, esse programa inclui a expans?o da Fiocruz e o Piau? est? incluso. Agora, a quest?o ? saber se o melhor ? montar uma estrutura f?sica ou refor?ar os servi?os que j? existem aqui, mas essa ? uma quest?o t?cnica. Mais uma vez refor?o que a Fiocruz vem para o Piau?, e isso j? foi respaldado pelo presidente Lula e pelo ministro Tempor?o?, afirmou.

O presidente da Fiocruz disse ainda que em breve uma comiss?o formada por representantes da Fiocruz, Secretaria Estadual da Sa?de (Sesapi), Universidade Federal do Piau? (UFPI) e Prefeitura de Teresina vai analisar qual a melhor solu??o institucional e o que deve ser feito para atender a demanda. ?N?s devemos trabalhar para encontrar os pontos em comum dentro dessas quatro institui?es, que s?o ?rg?os articulados para resolver as quest?es relativas ao assunto. Podemos trabalhar em v?rias vertentes, como na ?rea de forma??o de recursos humanos, produ??o de medicamentos, desenvolvimento da ?rea de assist?ncia materno-infantil e doen?as infecciosas, al?m da pesquisa de produtos da flora regional piauiense, que ? um encontro de biomas do cerrado, isso ? muito rico?, diz.

Para o secret?rio Assis Carvalho, a visita do presidente da Fiocruz foi de grande import?ncia para o Piau?. ?De um lado fortalecemos a parceria com o Minist?rio, a Universidade e com o poder municipal na ?rea da sa?de. Do outro, estamos estudando uma interven??o na ?rea de medicamentos que tem sido um grande peso para a nossa secretaria, e pela proposta apresentada aqui d? pra reduzir de forma significativa esse gasto. Estamos trabalhando uma parceria da Fiocruz em que a base ficaria na UFPI, que seria respons?vel em articular essa rede de fornecimento de medicamentos, tanto os que ela produz e o que ela vai poder receber de outras redes do pa?s?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES