Piauiense conquista medalha inédita em Olimpíada Internacional de Astronomia

Abrangendo uma educação séria e comprometida, os resultados aparecem de modo opulento e alçam o Piauí aos lugares mais altos do pódio.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DO JORNAL MEIO NORTE DESTA TERÇA-FEIRA (26)

O ensino tratado com esmero, dedicação. Como meta, planos ousados e nunca antes alcançados. Ao todo, 39 países concorrentes, adversários que passaram por fases complicadas e carregam consigo a láurea de serem os melhores; no topo das aspirações está uma conquista inédita, louvável. O caminho não foi simples, abarcou horas de estudo; sacrifício necessário, contudo maleável para quem ama a área. Abrangendo uma educação séria e comprometida, os resultados aparecem de modo opulento e alçam o Piauí aos lugares mais altos do pódio.

Corroborando o sucesso do Estado em diversas competições do saber, no início deste mês, um resultado surpreendente cravou o nome do jovem Felipe Coimbra, de 16 anos, no hall de talentos nacionais; o estudante teresinense integrou a equipe vice-campeã da oitava edição da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, disputada na Romênia. O título ficou com o Canadá e o terceiro lugar com a Lituânia. No total, foram cerca de oito provas até chegar a tão sonhada medalha. Nos anos anteriores o país havia se posicionado em posições intermediárias, o que tornou o resultado ainda mais relevante. “Foi uma experiência incrível, não tenho palavras para descrever. Ninguém esperava”, destaca Coimbra. O processo de preparação se estendeu desde o ano passado, quando ocorreu a seletiva nacional.

Detentor de duas medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Física, o estudante encarou a competição como um desafio e resolveu desbravar realidades até então pouco conhecidas. “Antes de começar a me dedicar a Astronomia, não possuía um conhecimento tão vasto, tive que buscar apostilas de universidades, livros e videoaulas para desenvolver minha capacidade na área”, aponta. Ele inclui que sempre contou com o apoio da escola na obtenção de material e orientação para o aprimoramento. “Há sempre o incentivo para participarmos destas provas”, impõe.

O desempenho espetacular do grupo brasileiro, que ainda obteve nas provas individuais dois bronzes e três menções honrosas, se confunde com mais uma grande vitória no campo das ciências exatas, onde o brasileiro Artur Ávila foi agraciado com a Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática. “Com certeza ele é um exemplo; o Brasil e o Piauí estão avançando aos poucos, o que condiz como um incentivo maior”, afirma Felipe Coimbra.

Orgulho da família

A sensação de ter o esforço reconhecido toma conta do estudante piauiense, conciliar a rotina escolar com a dedicação condizente à Olimpíada de Astronomia e Astrofísica exigiu um verdadeiro malabarismo, que mesmo assim não usurpou qualquer atividade, ou determinou o fim dos momentos de lazer. Felipe é um jovem como qualquer outro, apenas resolveu ir além, sair da fase comum de estudos e conquistar novos horizontes. O orgulho da família com os resultados é imenso, constata todo um trabalho de incentivo. Os objetivos ousados e marcantes não assustaram, afinal a sua capacidade nunca foi colocada em dúvida e hoje o sucesso da educação é postulado não apenas com medalhas, mas com a formação de um exemplo que se concretiza constantemente. “O sentimento é de satisfação. É o reflexo de uma horas de dedicação, recebemos essa medalha com bastante alegria”, conta a mãe do estudante Nilcileide Coimbra.

Os traços dessa trajetória passam a desenhar um belo futuro, repleto de boas iniciativas. “Ele está escrevendo sua história e nós temos apoiado”, finaliza. Quanto à carreira, Felipe já aponta para algumas perspectivas, no segundo ano do ensino médio, ele ainda possui um certo período para tomar a melhor decisão. “Não escolhi ainda, mas provavelmente será um curso relacionado a engenharia. Quero continuar seguindo na área de exatas”, propõe. A prova que levou os brasileiros ao segundo lugar, foi elaborada no país sede da etapa final, ou seja, na Romênia; sendo que o grau de dificuldade é altíssimo. Para se ter ideia, na última edição, os grupos tiveram uma hora e trinta minutos para calcular a trajetória de dois mísseis que deveriam atingir um asteroide, em rota de colisão com a Terra, e desse modo salvar o planeta. No ano passado foram 800 mil inscritos na competição apenas no Brasil, ou seja, a medalha é uma conquista imensurável já que engloba o mundo inteiro.






Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES