Piauiense consome 132 litros de água por dia

O Piauí é o segundo do Nordeste com maior consumo per capita de água

| Getty Imagens
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o segundo do Nordeste com maior consumo per capita de água, conforme indica o levantamento 'Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto', divulgado neste mês pelo Ministério das Cidades. O indicativo revela que por dia, cada habitante do Estado consome em média 132,52 litros, enquanto a média regional é de 113,63 litros/habitante, sendo a região do país que menos consome, de modo que no Sudeste o número chega a 179,71 litros/habitante. O Rio de Janeiro, que é o líder nacional, tem registro de 249,74 l/hab diariamente, ou seja, quase o dobro do Piauí.

Getty Imagens

O Sistema de Informações em Saneamento (SNIS) tomou como base os dados consolidados de 2017, vale lembrar que este é o maior e mais importante sistema de informações do setor saneamento brasileiro. O software contém informações de caráter operacional, gerencial, financeiro e de qualidade, sobre a prestação de serviços de água e de esgotos, bem como de manejo de resíduos sólidos urbanos. Considerando o modelo de organização dos serviços no Brasil, o SNIS é dividido em dois componentes: água e esgotos (SNIS-AE); e resíduos sólidos (SNIS-RS).

Cabe indicar que dentre os objetivos do SNIS destacam-se: planejamento e execução de políticas públicas; orientação da aplicação de recursos; conhecimento e avaliação do setor saneamento; avaliação de desempenho dos serviços; aperfeiçoamento da gestão; orientação de atividades regulatórias e de fiscalização; e exercício do controle social. Além disso, a consolidação do SNIS, desde 1995, permite a utilização dos seus indicadores como referência para comparação e como guia para medição de desempenho da prestação de serviços.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES