Piauiense percorre quase 3 mil km para salvar vida do filho com doença rara

Pedrinho, hoje com quase 2 anos de idade, foi diagnosticado aos três meses de vida com Mucopolissacaridose.

Luta para salvar o filho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Qual a distância que você percorreria em busca da cura para quem ama? A professora Luzaneide Carvalho viajou mais de 2.800 km para encontrar o tratamento do filho, o Pedrinho. A mãe saiu de Simões, no interior do Piauí, com destino ao maior hospital pediátrico do Brasil, o Pequeno Príncipe, em Curitiba, no Paraná.

Pedrinho, hoje com quase 2 anos de idade, foi diagnosticado aos três meses de vida com Mucopolissacaridose – doença degenerativa, causada pela formação irregular de enzimas, que só pode ser curada com transplante de medula óssea.

Luzaneide saiu de Simões até o Paraná para salvar o filho (Foto: Acervo Pessoal)

“O Pedro e o irmão dele nasceram com uma doença rara e degenerativa, que é a mucopolissacaridose. Por causa do diagnóstico do irmão, descobrimos a doença nos primeiros meses de vida”, contou Luzaneide.

Depois do diagnóstico, a Luzaneide começou a pesquisar quais seriam as alternativas do filho e encontrou o Hospital Pequeno Príncipe, que além de atender os casos de leucemia também realiza transplantes para o tratamento de doenças raras.

O local é referência no atendimento de crianças pequenas. Do total de transplantes realizados nos dez anos do Serviço de TMO (Transplante de Medula Óssea), 26% foram em pacientes com idade abaixo de três anos.

O acolhimento de crianças de pouca idade e com doenças raras é uma das especificidades que fizeram com o Pequeno Príncipe recebesse pacientes de todo o país. Mais de 60% dos pacientes são de fora de Curitiba, como é o caso do Pedrinho.

Pedrinho e o irmão têm o mesmo problema de saúdde (Foto: Acervo Pessoal) 

O menino chegou ao hospital em fevereiro do ano passado, com apenas oito meses. Menos de um mês depois, ele passou pelo transplante. A medula veio de um cordão umbilical de um doador dos Estados Unidos, 100% compatível.

“Ele entrou na procura do banco de dados em fevereiro de 2021. E, em menos de um mês, acharam a medula e Pedro teve a oportunidade de mudar a história dele, de renascer. O Hospital Pequeno Príncipe para gente foi a abertura de uma nova vida. Nós conseguimos dar ao nosso filho uma segunda chance de ele ter uma vida saudável, sem limitação e degeneração da doença”, disse a mãe emocionada.

Campanha para continuar o tratamento

Saiba como ajudar (Foto: Acervo Pessoal) 

Mas a luta não acabou ali. Depois de seis meses da cirurgia, eles retornaram ao Piauí e, agora, por dois anos, precisam se deslocar até Curitiba uma vez por mês para acompanhamento e exames de rotina.

“A distância é imensa, a gente chega aqui cansado. A gente vem de avião da capital do Piauí, que é Teresina até Curitiba. E da nossa cidade até a capital Teresina são seis horas de carro. Então, são seis horas de carro e mais três horas de avião até chegar em Curitiba”, descreveu.

As passagens aéreas são pagas pela Justiça do Piauí, que também deveria arcar com uma ajuda de custo, o que nunca aconteceu. Como alternativa, a família faz rifas e vaquinhas.

“A gente vem por meio de campanhas de doação, rifas e assim arrumamos o dinheiro para estar aqui, mas não falhamos”, ressalta a mãe.

As informações são do site Banda B.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES