Piauienses podem esperar por mais chuvas para o mês de março, aponta Semar

Apesar de março e abril serem meses chuvosos, a previsão é que seja abaixo da média climatológica na região Norte.

Chuvas no Piauí | Vanderson de Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um fevereiro de chuvas abaixo da média no Piauí, as águas de março chegaram e há previsão de um grande volume de precipitações em boa parte do estado, mas principalmente ao Norte e Centro-Norte.  

De acordo com a gerente de Meteorologia da Semar, Sônia Feitosa, normalmente, as chuvas no estado do Piauí ocorrem em maior quantidade no trimestre março, abril e maio, podendo alcançar volumes aproximados a 330 mm na região Norte do estado nos dois primeiros meses do trimestre e uma média acumulada de 771 mm para o período.   

"No norte do Estado, março é um mês bastante chuvoso; no sul chove, mas são chuvas que logo começam a diminuir, a exemplo de hoje que vai ter muita chuva, mas não será de forma rotineira. Ao Norte, a tendência é de chuvas aumentarem", explica ao Meionorte.com.

Cidades ao Norte do Piauí devem registrar mais chuvas em março | FOTO: Vanderson de Paulo

Apesar de março e abril serem meses chuvosos, a previsão é que seja abaixo da média climatológica na região Norte. "Em março e em abril, chove mais que os outros meses no Norte do Piauí, isso já sabemos climatologicamente que acontece. Mas a previsão indica que vai ser abaixo do que deveria ser", pontuou. 

Para as regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, há tendência de chuvas dentro da faixa normal para o período (674,0 mm em março, 272,0 mm em abril e 312,0 mm em maio), segundo o boletim de informações climáticas da Semar.  

Segundo a Semar, a previsão climática sazonal indica a persistência da condição de La Niña no decorrer do trimestre MAM/2022, com aproximadamente 77% de probabilidade. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES