Após um fevereiro de chuvas abaixo da média no Piauí, as águas de março chegaram e há previsão de um grande volume de precipitações em boa parte do estado, mas principalmente ao Norte e Centro-Norte.  

De acordo com a gerente de Meteorologia da Semar, Sônia Feitosa, normalmente, as chuvas no estado do Piauí ocorrem em maior quantidade no trimestre março, abril e maio, podendo alcançar volumes aproximados a 330 mm na região Norte do estado nos dois primeiros meses do trimestre e uma média acumulada de 771 mm para o período.   

"No norte do Estado, março é um mês bastante chuvoso; no sul chove, mas são chuvas que logo começam a diminuir, a exemplo de hoje que vai ter muita chuva, mas não será de forma rotineira. Ao Norte, a tendência é de chuvas aumentarem", explica ao Meionorte.com.

Cidades ao Norte do Piauí devem registrar mais chuvas em março | FOTO: Vanderson de PauloCidades ao Norte do Piauí devem registrar mais chuvas em março | FOTO: Vanderson de Paulo

Apesar de março e abril serem meses chuvosos, a previsão é que seja abaixo da média climatológica na região Norte. "Em março e em abril, chove mais que os outros meses no Norte do Piauí, isso já sabemos climatologicamente que acontece. Mas a previsão indica que vai ser abaixo do que deveria ser", pontuou. 

Para as regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste, há tendência de chuvas dentro da faixa normal para o período (674,0 mm em março, 272,0 mm em abril e 312,0 mm em maio), segundo o boletim de informações climáticas da Semar.  

Segundo a Semar, a previsão climática sazonal indica a persistência da condição de La Niña no decorrer do trimestre MAM/2022, com aproximadamente 77% de probabilidade.